Notícias
XII PORTOCARTOON NO AEROPORTO DO PORTO
O Aeroporto de Pedras Rubras tem patente uma extensão do XII PortoCartoon-World Festival, dedicado ao tema “Aviões e Máquinas Voadoras” .
O Aeroporto de Pedras Rubras tem patente uma extensão do XII PortoCartoon-World Festival, dedicado ao tema “Aviões e Máquinas Voadoras” .
Composta por cerca de 40 trabalhos, a mostra apresenta os desenhos premiados na edição deste ano daquele festival, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa e que visa homenagear o pioneirismo de Bartolomeu de Gusmão que em 1709 fez subir o seu aeróstato, em Lisboa.
Os trabalhos patentes no átrio das chegadas, até 30 de Setembro, foram premiados entre milhares de cartunistas concorrentes, oriundos dos quatro cantos do mundo.
O vencedor do grande prémio foi o cartunista polaco Jerzy Gluszek, cujo desenho “In the air tonight” poderá ser apreciado no local, entre os outros galardoados dos seguintes países: Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Cuba, Escócia, França, Irão, Portugal, Roménia e Turquia.
A apresentação desta mostra no Aeroporto do Porto insere-se na política de descentralização cultural levada a cabo pelo Museu da cidade do Porto que uma vez mais lançou a mensagem humorística para fora das suas portas.
A exposição original do XII PortoCartoon está patente ao público na sede do Museu Nacional da Imprensa, onde podem ser apreciados mais de 400 desenhos provenientes dos cinco continentes.
Visitantes também votam
Na zona da exposição do aeroporto está também instalada uma urna especial para a votação no Prémio do Público do XII PortoCartoon. Os visitantes poderão votar no trabalho preferido, contribuindo assim para a escolha do cartunista que, em 2011, será convidado para uma exposição antológica da sua obra. Esta iniciativa do Museu Nacional da Imprensa começou há cinco anos e já contemplou artistas da Bélgica, do Brasil, da China e da Polónia. Os trabalhos do artista polaco vencedor do “prémio do público” de 2009, Zygmunt Zaradkiewicz, estão, neste momento, patentes no Centro Comercial Dolce Vita.
No Museu Nacional da Imprensa e em qualquer parte do mundo, a votação poderá ser electrónica. No Museu, através do visionamento num grande plasma, e pelo mundo fora através do Museu Virtual do Cartoon (http://www.cartoonvirtualmuseum.org/f_portocartoon.htm).