"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"PEDALAR PELO GAIATO"

Sobrinho-neto do fundador da Casa do Gaiato percorre 365km em bicicleta em 5 dias para angariar fundos para Obra de Rua da instituição.

Sobrinho-neto do fundador da Casa do Gaiato percorre 365km em bicicleta em 5 dias para angariar fundos para Obra de Rua da instituição.

“Não tenho tempo para perder tempo” era o lema do Padre Américo, fundador da Casa do Gaiato. Também sem tempo a perder para sensibilizar os portugueses para a causa e, simultaneamente, angariar donativos para a Obra de Rua da insituição, o seu sobrinho-neto, Luís Monteiro de Aguiar, inspirado pelo exemplo de perseverança do tio-avô, irá, de 27 a 31 de Julho, percorrer 365km em bicicleta, ligando as três Casas do Gaiato existentes em Portugal.

Luís Monteiro d’Aguiar inicia a sua viagem ‘Pedalar pelo Gaiato’ em Setúbal, a 27 de Julho, faz escala em Mirando do Corvo e termina em Paço de Sousa, Penafiel, a 31 de Julho, com um pic-nic que assinala a chegada do benemérito e tem também como objectivo ser a última oportunidade da aventura para reunir fundos para a causa. Assim, na chegada à Casa do Gaiato de Paço de Sousa o sobrinho-neto do Padre Américo entregará aos representantes da Obra da Rua a totalidade dos donativos que durante o percurso conseguir angariar aos quais se juntam os que se esperam conseguir com o pic-nic.

Com o ‘ciclista’ Luis Monteiro d’Aguiar, de 58 anos, segue também o jovem Diogo Monteiro D’Aguiar, de 14 anos.

O voluntário ciclista avança que “não queremos nada para nós, mas aceitamos aquilo que quiserem dar à Obra da Rua, seja sob a forma de apoios financeiros pontuais ou duradouros, seja sob a forma de outros apoios materiais, para a Obra da Rua (materiais escolares, de construção, bens alimentares, cobertura mediática, etc.)”. 

Os intessados em apoiar a causa podem também fazer o seu donativo directamente para a conta da Casa do Gaiato de Miranda do Corvo, NIB 003504680000557733018 na Caixa Geral de Depósitos, indicando a referência 365kgaiato.

Mais informações sobre a iniciativa em www.365kgaiato.com

Obra de Rua da Casa do Gaiato

A Obra de Rua ou Obra do Padre Américo, também conhecida como ‘Gaiato’, é uma IPSS que nasceu da necessidade sentida pelo Padre Américo Monteiro de Aguiar em apoiar crianças e jovens carenciados.

A finalidade das 3 Casas do Gaiato existentes em Portugal é acolher, educar e integrar na sociedade crianças e jovens que, por qualquer motivo, se viram privados de meio familiar normal. No dizer do fundador, P. Américo Monteiro de Aguiar, " somos a família para os que não têm família".

A população média de cada Casa do Gaiato é de 150 rapazes distribuídos pelas diferentes idades desde o nascimento até cerca dos 25 anos. 

Padre Américo ou ‘Pai Américo’

O Padre Américo – Pai Américo -  foi o oitavo filho dum família cristã. Nasceu em 23 de Outubro de 1887, na freguesia de Galegos, concelho de Penafiel.

Depois dos estudos preliminares, envereda pela carreira comercial. Trabalha primeiro no Porto, e em 1906 segue para Moçambique. Aos 36 anos volta à Metrópole e ingressa no Convento Franciscano de Vilariño de Ramallosa, Espanha, onde toma o hábito em 14 de Agosto de 1924, do qual sai após dois anos de vida conventual; e sendo-lhe recusada entrada no Seminário do Porto, é recebido no de Coimbra, em 1925.

Recebe a Ordenação sacerdotal em 29 de Julho de 1929 e encarrega-se da Sopa dos Pobres, em Coimbra. «Doente como então era- disse- o meu Prelado havia-me dispensado de todas as obrigações, tendo eu tomado esta de visitar Pobres por não servir para mais nada...». Dedica-se ao apostolado da Caridade nos tugúrios de famílias em dificuldades. Visita hospitais e cadeias. De 1935 a 1939 organiza Colónias de Campo em S. Pedro de Alva, ceira e Miranda do Corvo; e funda o Lar do Ex-Pupilo dos Reformatórios, na Rua da Trindade, Coimbra, em 1 de Janeiro de 1941, depois entregue aos serviços Tutelares de Menores em 1950.

Padre Américo faleceu a 16 de Julho de 1956, aos 68 anos, no Hospital Geral de Santo António, do Porto. 

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,455,947