Notícias
VISTA ALEGRE LANÇA PEÇA DE JOANA VASCONCELOS
A Vista Alegre, marca que pertence ao Grupo Visabeira, acaba de lançar uma peça assinada pela artista plástica Joana Vasconcelos, numa edição exclusiva, limitada a 500 exemplares e numerada. Esta é a quarta obra apresentada no âmbito da iniciativa “Artistas Contemporâneos”.
A Vista Alegre, marca que pertence ao Grupo Visabeira, acaba de lançar uma peça assinada pela artista plástica Joana Vasconcelos, numa edição exclusiva, limitada a 500 exemplares e numerada. Esta é a quarta obra apresentada no âmbito da iniciativa “Artistas Contemporâneos”.
Iniciada em 2008, esta acção prevê a apresentação de duas edições anuais, limitadas e numeradas, concebidas por diversos artistas consagrados ligados às artes plásticas e gráficas, nacionais e internacionais.
A Vista Alegre, marca desde sempre associada à criatividade e à inovação, continua desta forma a promover a arte em porcelana. Depois das peças extraordinárias assinadas por Eduardo Nery, Manuel João Vieira e Pedro Calapez, agora é a vez de Joana Vasconcelos assinar ”La Tache”, uma saladeira Vista Alegre decorada de forma original e divertida.
Com um percurso indissociavelmente ligado à vida cultural portuguesa, a Vista Alegre Atlantis continua a surpreender os seus clientes e o público em geral com um conjunto restrito de obras de arte da autoria de grandes talentos mundiais, como de resto foi fazendo ao longo da sua história. De facto, a marca manteve-se sempre em estreita colaboração com os mais reputados criadores nacionais e internacionais, oriundos de meios tão diversos como as artes plásticas, a arquitectura, o design industrial e o design gráfico, contribuindo para a definição das novas tendências de decoração e para a criação de peças verdadeiramente inesquecíveis e que ainda hoje, são estrelas de alguns leilões de arte e peças raras.
Entre os criadores que têm contribuído para a redefinição do carácter de exclusividade da marca, em consonância com as correntes estéticas contemporâneas, contam-se Jesus Del Pozo, Mikaela Dorfel, Julio Pomar, Álvaro Siza Vieira, Bartek Mejor, Manuel João Vieira, Pedro Calapez, Sam Baron, Eduardo Nery e agora Joana Vasconcelos e Oscar Mariné. Estes e outros nomes são responsáveis por um conjunto valioso de obras que continuarão a contribuir para a vasta lista de prémios nacionais e internacionais que a marca foi ganhando ao longo da sua história.
A Peça
Na melhor peça cai a nódoa…
Manchas de molho, que se assemelham a estranhas línguas coloridas, escorrem no exterior e interior da saladeira La Tache, dando corpo a uma composição que dialoga com as formas, texturas e cores dos alimentos. Oito representações abstractas, aplicadas e contextualizadas na superfície de uma saladeira Vista Alegre, podem transformar-se em manchas de diferentes molhos coloridos, ou assumir-se como divertidas línguas que procuram avidamente as iguarias que a saladeira recebe. Joana Vasconcelos propõe-nos em La Tache uma experiência nos limites da impossibilidade tangível; aquela que habita entre a realidade e a fantasia.
Informações gerais sobre a Peça:
Diâmetro: 31,8cm
Altura: 16,1cm
PVP: 380 €
Edição especial, numerada e limitada a 500 exemplares
Sobre a Autora
Joana Vasconcelos nasceu em Paris em 1971 e é considerada uma das mais marcantes artistas plásticas da última década no panorama nacional. Actualmente, vive e trabalha em Lisboa.
Formada no Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual, trabalha, essencialmente, com a escultura e a instalação. Entre os prémios recebidos conta com o Prémio EDP Novos Artistas (2000) e o Prémio The Winner Takes It All, atribuído pela Fundação Berardo à obra Néctar (2006).
Das suas exposições mais recentes destacam-se Sem Rede, Museu Colecção Berardo, Lisboa, 2010; Un certain état du monde? A Selection of Works From François Pinault Foundation, Garage Centre for Contemporary Culture, Moscovo, 2009; Contaminação, Pinacoteca do Estado, São Paulo, 2008; Joana Vasconcelos, The New Art Gallery, Walsall, 2007; Echigo Tsumari Triennial, Tokamachi, 2006; e Always a Little Further / 51ª Bienal de Veneza, Arsenale, Veneza, 2005.