Notícias
CASA DOS MARCOS – O SONHO TORNA-SE REALIDADE
Dentro de um ano, Portugal terá um complexo médico-residencial único no mundo: com 5500 m2, a Casa dos Marcos vai dar apoio a cerca de 7000 utentes por ano, crianças e adultos com doença rara, mas também à população em geral.
Dentro de um ano, Portugal terá um complexo médico-residencial único no mundo: com 5500 m2, a Casa dos Marcos vai dar apoio a cerca de 7000 utentes por ano, crianças e adultos com doença rara, mas também à população em geral. A Casa dos Marcos é um projecto da Raríssimas – Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras, e será um espaço onde os doentes com patologia rara poderão desenvolver competências que ajudem à sua integração plena na comunidade, com a ajuda de diversas técnicas terapêuticas.
Muito mais do que um centro de reabilitação, a casa conta também com uma unidade residencial, sendo o lar de 29 utentes cujas famílias não reúnam em casa condições para um acompanhamento de excelência. Esta vertente assistencial específica completa-se com os serviços clínicos e de reabilitação, abertos à comunidade do Concelho da Moita, onde a unidade estará instalada.
Um projecto único em Portugal e mesmo em todo o mundo, a Casa dos Marcos torna-se realidade com o apoio da Primeira-Dama, Maria Cavaco Silva, madrinha do projecto, e de um grupo de mecenas privados e públicos, que doaram mais de 4,3M€ necessários à construção: SIC Esperança, Delta Cafés, Tempus Distribuição, Unicer, Caixa Geral de Depósitos, ou Fundação EDP são apenas algumas das entidades privadas que contribuíram, completando os fundos atribuídos ao abrigo de programas de financiamento dos Ministérios da Saúde, Trabalho e Segurança Social e Economia.
A construção da Casa dos Marcos tornou-se possível com o apoio da Câmara Municipal da Moita que cedeu o terreno de cerca de 7000 m2, onde será instalada esta unidade.
Conseguida a verba necessária para a construção, o próximo passo será angariar, durante o próximo ano, perto de 800 mil euros necessários para equipar, na totalidade, a Casa dos Marcos. “Estamos extremamente satisfeitos com a resposta que obtivemos deste número ímpar de mecenas. A boa vontade e o sentido de responsabilidade social destas empresas e entidades foram fundamentais para conseguirmos chegar até aqui”, considera Paula Brito e Costa, presidente da Associação.
A Raríssimas – Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras, foi criada em 2002 por um grupo de pais de portadores de Doença Rara, que partilhavam as mesmas necessidades e angústias e procuravam lutar pela dignidade e qualidade de vida dos seus filhos. Com sede em Lisboa e delegações nos Açores e no Porto, a Raríssimas procura apoiar e informar os doentes, familiares e todos aqueles que convivam de perto com as doenças raras.