"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

INTERCÂMBIO ARTÍSTICO LISBOA-BUDAPESTE 2010

Eduardo Guerra e Catarina Botelho foram os artistas portugueses seleccionados para a edição de 2010 do Programa de Intercâmbio Lisboa-Budapeste, promovido todo os anos pela Câmara Municipal de Lisboa / Divisão de Galerias e Ateliers e o município de Budapeste, no âmbito do Acordo de Geminação entre as duas cidades.

Eduardo Guerra e Catarina Botelho foram os artistas portugueses seleccionados para a edição de 2010 do Programa de Intercâmbio Lisboa-Budapeste, promovido todo os anos pela Câmara Municipal de Lisboa / Divisão de Galerias e Ateliers e o município de Budapeste, no âmbito do Acordo de Geminação entre as duas cidades.

Este programa dá a possibilidade a dois artistas portugueses de realizarem trabalho artístico, durante um mês, em Budapeste e a dois artistas húngaros de se deslocarem a Lisboa para residências artísticas durante o mesmo período de tempo.

Os artistas húngaros seleccionados foram Erika Balgyase e István Halas.  

BIOGRAFIAS

Eduardo Guerra nasceu em Lisboa, em 1986. Licenciou-se no ano de 2009 em Pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Foi bolseiro Erasmus na UEL, em Londres, em 2009. Cursa o Mestrado em Filosofia na UNL.
Nos seus trabalhos, Eduardo Guerra procura entender a relação com a imagem e de que modo esta dá conta de um modo de ver, ao remeter o espectador para situações históricas e discussões filosóficas. Através da instalação, ao convocar diferentes meios, como o desenho, o som e o vídeo, procura solicitar a participação do espectador, interessando-se pela possibilidade crítica da experiência estética.
Este ano realizou a exposição Duas Figuras na Sala bebé, em Lisboa. Participou em diversas exposições colectivas, como: Rostra, Pavilhão 28, Lisboa, 2009; All Work and no Play (com curadoria de Luísa Especial), Plataforma Revólver, Lisboa, 2008; Proximidade da cópia, Avenida 211, Lisboa, 2008; em 2007 foi Artista em residência na Galeria ZDB em Lisboa.

Catarina Botelho nasceu em Lisboa 1981, vive e trabalha em Lisboa. Licencia-se em Pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa em 2004. Frequenta o  curso avançado de fotografia do Ar.Co. em 2007. Em 2008 integra o curso de fotografia do Programa de Criatividade e Criação Artística da Fundação Gulbenkian.
Expõe regularmente desde 2005, destacando-se as seguintes exposições: 2009 Dias Úteis - prédio devoluto Chiado - Rua Anchieta 31 – Lisboa; Colectiva 09 – Galeria Mercedes Viegas – Rio de Janeiro; 2007 Prémio Bes Revelação, Casa de Serralves, Fundação de Serralves Porto; 2007 "Adiar o Coração", Módulo-Centro difusor de Arte, Lisboa; 2006 "Last & Lost  - Ein  Atlas des Verschwindendes Europas", Literaturhaus, Munchen; 2005 "En Algun Lugar Alguien está viajando Furiosamiente hacia ti", Caja   Madrid, La Casa Incendida Madrid e Caja Madrid, Barcelona. Em 2007 ganha o Prémio Bes Revelação.

Erika Baglyas nasceu em Paks em 1973. Em 2001, licenciou-se em Artes Visuais na Arts Faculty of the University of Pécs e encontra-se a terminar a pós-graduação na Hungarian University of Fine Arts.
Em 2008, recebeu a bolsa Erno Kállai para Crítica de Arte.
O seub trabalho gira em torno da interligação entre as esferas públicas e privadas, com ênfase na esfera pessoal. Um elemento essencial nas suas composições é o texto, a escrita, que inclui frequentemente nas suas obras.
Desde 2001, realizou inúmeras instalações de fotografia, video e objectos, bem como performances que tiveram lugar em espaços de exposição, espaços públicos e locais alternativos. No seu trabalho, lida com temas de significado sociológico, fisiológico e filosófico.

István Halas nasceu em 1954 em Budapeste, cidade onde vive e trabalha como fotógrafo e onde também lecciona.
Desde o início dos anos 70 que Halas está ligado à arte e à fotografia, produzindo retratos, paisagens de cidade, posters, livros e vídeos. É membro da Hungarian Artist´s Union e da Union of Hungarian Photographers. Participou em inúmeras exposições por toda a Europa. O seu último livro, publicado em 2009, é sobre o bairro onde vive, em Budapeste.
Está representado em inúmeras colecções húngaras e estrangeiras, nomeadamente na Hungarian National Gallery (Budapeste), no Museé d´Elysée (Lausane), na Bibliotheque Nationale (Paris), no Allen Memorial Museum (Oberlin, EUA) entre outras. 

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,456,677