"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

LEONEL MOURA NAS "CONVERSAS NA ALDEIA GLOBAL"

As Conversas na Aldeia Global prosseguem, no dia 17 de Junho, com uma sessão dedicada ao tema Desassossego Tecnológico, onde Leonel Moura (Robotarium) cientista, artista e escritor, apresenta alguns dos seus projectos em que associa a arte à ciência, à tecnologia e à robótica.

 

Leonel Moura (Robotarium) nas “Conversas na Aldeia Global”, em Oeiras

As Conversas na Aldeia Global prosseguem, no dia 17 de Junho, com uma sessão dedicada ao tema Desassossego Tecnológico, onde Leonel Moura (Robotarium) cientista, artista e escritor, designado pela Comissão Europeia Embaixador do Ano Europeu da Criatividade e da Inovação (2009), apresenta alguns dos seus projectos em que associa a arte à ciência, à tecnologia e à robótica. Este encontro, moderado pelo jornalista Vasco Trigo, tem lugar, às 21H30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras.

Segundo a sua proposta, também os robôs, desde que dotados de autonomia e alguma inteligência, podem gerar uma expressão própria que pelas suas características devemos considerar como uma nova forma de arte independente daquela que é produzida pelo artista humano que esteve na origem do processo. Ou seja, a inteligência artificial pode gerar uma criatividade artificial.

Recentemente fez a adaptação da peça de teatro escrita por Karel Capek, em RUR, O Nascimento do Robô, a primeira peça na história do teatro e da robótica em que robôs vão contracenar com humanos. Neste debate irá abordar as grandes descobertas e desafios da ciência e tecnologia actual e, em jeito de desassossego, aponta perspectivas sobre até onde pode chegar o progresso tecnológico tendo em conta o “Manifesto da Criatividade e Inovação”.

 

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,456,587