"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

LEONEL MOURA NAS "CONVERSAS NA ALDEIA GLOBAL"

As Conversas na Aldeia Global prosseguem, no dia 17 de Junho, com uma sessão dedicada ao tema Desassossego Tecnológico, onde Leonel Moura (Robotarium) cientista, artista e escritor, apresenta alguns dos seus projectos em que associa a arte à ciência, à tecnologia e à robótica.

 

Leonel Moura (Robotarium) nas “Conversas na Aldeia Global”, em Oeiras

As Conversas na Aldeia Global prosseguem, no dia 17 de Junho, com uma sessão dedicada ao tema Desassossego Tecnológico, onde Leonel Moura (Robotarium) cientista, artista e escritor, designado pela Comissão Europeia Embaixador do Ano Europeu da Criatividade e da Inovação (2009), apresenta alguns dos seus projectos em que associa a arte à ciência, à tecnologia e à robótica. Este encontro, moderado pelo jornalista Vasco Trigo, tem lugar, às 21H30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras.

Segundo a sua proposta, também os robôs, desde que dotados de autonomia e alguma inteligência, podem gerar uma expressão própria que pelas suas características devemos considerar como uma nova forma de arte independente daquela que é produzida pelo artista humano que esteve na origem do processo. Ou seja, a inteligência artificial pode gerar uma criatividade artificial.

Recentemente fez a adaptação da peça de teatro escrita por Karel Capek, em RUR, O Nascimento do Robô, a primeira peça na história do teatro e da robótica em que robôs vão contracenar com humanos. Neste debate irá abordar as grandes descobertas e desafios da ciência e tecnologia actual e, em jeito de desassossego, aponta perspectivas sobre até onde pode chegar o progresso tecnológico tendo em conta o “Manifesto da Criatividade e Inovação”.

 

 

Agenda
Teatro

Muances

Centro Cultural de Belém 15 Mar a 16 Mar 2025

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Margarida Campelo no Auditório de Espinho

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto de Margarida Campelo no Auditório de Espinho, dia 15 de março (sábado) às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Passatempo

Tudo Acontece em Paris

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia de uma deliciosa comédia de humor negro que oferece uma nova e comovente visão de Paris. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados! 

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "João Cabral Encena Otelo"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para o espetáculo, de autoria de Fabrice Melquiot, a partir de William Shakespeare, e com encenação de Georges Guerreiro.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Passatempo

Lusitânia Comedy Club

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "Lusitânia Comedy Club". Uma viagem hilariante pela História de Portugal, onde o passado nunca foi tão irreverente.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
104,246,104