Notícias
MASTERPIECE 2010 LONDON
Após a apresentação em Lisboa de um conjunto de peças representativo da influência portuguesa pelo mundo, a colecção MASTERPIECES vai estar presente numa das mais importantes exposições de peças raras que remontam à antiguidade, e outras mais de cariz contemporâneo, de variadíssimas áreas e oriundas de diversos países, a decorrer em Londres, no Former Chelsea Barracks, entre os dias 24 e 29 de Junho.
De 24 a 29 de Junho, em Chelsea Barracks, Londres
MASTERPIECES - Pegadas dos Portugueses no Mundo é a mais recente exposição da Galeria AR - PAB, sob a coordenação de Álvaro Roquette e Pedro Aguiar Branco, a decorrer entre os dias 27 de Maio a 12 de Junho, na Rua D. Pedro V, 69, em Lisboa.
Após a apresentação em Lisboa de um conjunto de peças representativo da influência portuguesa pelo mundo, a colecção MASTERPIECES vai estar presente numa das mais importantes exposições de peças raras que remontam à antiguidade, e outras mais de cariz contemporâneo, de variadíssimas áreas e oriundas de diversos países, a decorrer em Londres, no Former Chelsea Barracks, entre os dias 24 e 29 de Junho.
Álvaro Roquette e Pedro Aguiar Branco, proprietários da Galeria AR - PAB são os mentores do projecto - MASTERPIECES - Pegadas dos Portugueses no Mundo –, uma colecção que reúne um conjunto de nove peças oriundas de vários pontos do mundo e que registam uma forte influência portuguesa embrenhada na cultura de outros povos.
MASTERPIECES - Pegadas dos Portugueses no Mundo
São nove peças raras e algumas únicas no mundo:
• SANTO ANTÓNIO - TONI MALAU
Marfim com patina e vestígios de uso
Congo (Antigo Congo Belga)
Cultura Bakongo, Século XVlll (9 cm)
Texto de Anísio Franco (Catálogo)
• TRÍPTICO INDO-PORTUGUÊS – Evocativo de Nossa Senhora
Marfim Esculpido
Goa, Século XVl (22x24,5 cm)
Texto de Pedro Dias (Catálogo)
• CONTADOR INDO-PORTUGUÊS – Influência Mogol
Teca, Sissó e outras Madeiras Exóticas, Marfim e Marfim tingido de verde, Ferragens de Cobre dourado - Índia, Século XVl (108x72x41 cm)
Texto de Pedro Dias (Catálogo)
• ADAGA
Aço, Prata, Prata-Dourada e Ouro
Ceilão, Século XVI (28 cm)
Texto de Nuno Vassallo e Silva (Catálogo)
• COCO MONTADO
Noz de Coco e Prata
Ceilão, Século XVI (2ª metade) - 10.7 cm x Ø 12.8 cm
Texto de Nuno Vassallo e Silva (Catálogo)
• PAR DE POTES DE BOTICA – Convento de São Francisco de Goa
Porcelana da China, Dinastia Quing, Reinado Kangxi, China c.1700 (30x23 cm)
Texto de Pedro Dias (Catálogo)
• CONTADOR NAMBAN
Cipreste do Japão (Chamaecyparis Obtusa) revestido a Laca com incrustações a Madrepérola e pintura a Ouro; Pegas, Espelhos e Pregaria em Cobre Dourado
Japão, c.1600 (39,5x63,5x34,5 cm)
Texto de Pedro Moura Carvalho (Catálogo)
• PAR DE ESTRIBOS – Namban
Ferro fundido com incrustações em Latão, Cobre e Prata; Madeira revestida a Laca com incrustações de Madrepérola
Japão, anterior a 1614 (25x30x13 cm)
Texto de Pedro Moura Carvalho (Catálogo)
• PLACA DA ORDEM DE CRISTO
Ouro, Prata, Diamantes-Brilhantes, Rubis e Esmeraldas
Portugal, Finais do Século XVlll/Inícios do Século XlX (8,4x7 cm – 38,3 g)
Texto de Nuno Vassallo e Silva (Catálogo)
Catálogo MASTERPIECES - Pegadas dos Portugueses no Mundo
O catálogo sobre esta colecção surge da necessidade de disponibilizar ao público apreciador de coleccionismo, antiguidades e culturas ancestrais, novas obras com qualidade estética e com carga histórica de relevo, traduzida através do registo das peças representadas. Este catálogo foi desenvolvido com o apoio de alguns especialistas que contribuíram com o seu conhecimento e know-how para a obtenção de diferentes abordagens e novos pontos de vista nesta área das artes decorativas, por vezes tão amplamente enigmática e de um valor imensurável.
“Continuam hoje como ontem a ser as minhas escolhas, estas nove pegadas ou marcas apresentadas, alguns são objectos de fé produzidos por povos do Mundo tão diferentes entre si e que a dimensão espiritual aproximou, naquele que foi chamado o século cristão no Japão, mas que em boa verdade também o foi em todo o Oriente. Outros são objectos de luxo fabricados em materiais do mundo natural como o coco, as madeiras raras, o marfim, as pedras preciosas e que pela mão do homem se tornaram utilitários preciosos e coleccionáveis”, refere Pedro Aguiar branco sobre a colecção MASTERPIECES.
Sobre a AR - PAB
Álvaro Roquette e Pedro Aguiar Branco, dois prestigiados antiquários portugueses, juntaram-se em 2007 para criar um projecto novo - Galeria AR - PAB – dedicado às antiguidades e segundo um novo conceito estético assente nos mais elevados padrões de qualidade e valor cultural, que visa proporcionar a quem o visita uma rara viagem pelo mundo das Antiguidades, juntando num mesmo espaço peças portuguesas e internacionais de grande valor artístico.
Álvaro Roquette
Álvaro Roquette trabalha com antiguidades há 13 anos e foi o primeiro antiquário português a especializar-se no comércio de objectos. Sócio da Associação Portuguesa de Antiquários e membro da CINOA (Confederação Internacional de Negociantes em Obras de Artes, abriu a sua primeira loja em 2004, ano em que começou a participar em feiras em Portugal e no estrangeiro, fazendo parte do comité organizador da Feriarte de Madrid.
www.alvaroroquette.com
Pedro Aguiar Branco
Antiquário há cerca de 25 anos, Pedro Aguiar Branco é sócio gerente e fundador da empresa V.O.C Antiguidades, desde 1990. Presente em várias exposições de antiguidades, é sócio da Associação Portuguesa de Antiquários e especialista em mobiliário e objectos de arte da época das Descobertas, com especial enfoque na “Arte Indo-Portuguesa”, o que o levou a efectuar várias viagens à Índia para aprofundar os seus conhecimentos.
Das suas pesquisas pelo mundo e consequente aquisição de peças, resulta uma mostra muito rica e peculiar, enfatizada através do novo conceito da galaria AR - PAB, traduzindo-se na forma como dá a conhecer ao público as suas colecções raras.
MASTERPIECE 2010 l London
Former Chelsea Barracks
Chelsea Bridge Road
London SW1
http://www.masterpiecefair.com/