"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

MASTERPIECE 2010 LONDON

Após a apresentação em Lisboa de um conjunto de peças representativo da influência portuguesa pelo mundo, a colecção MASTERPIECES vai estar presente numa das mais importantes exposições de peças raras que remontam à antiguidade, e outras mais de cariz contemporâneo, de variadíssimas áreas e oriundas de diversos países, a decorrer em Londres, no Former Chelsea Barracks, entre os dias 24 e 29 de Junho.

De 24 a 29 de Junho, em Chelsea Barracks, Londres

MASTERPIECES - Pegadas dos Portugueses no Mundo é a mais recente exposição da Galeria AR - PAB, sob a coordenação de Álvaro Roquette e Pedro Aguiar Branco, a decorrer entre os dias 27 de Maio a 12 de Junho, na Rua D. Pedro V, 69, em Lisboa.

Após a apresentação em Lisboa de um conjunto de peças representativo da influência portuguesa pelo mundo, a colecção MASTERPIECES vai estar presente numa das mais importantes exposições de peças raras que remontam à antiguidade, e outras mais de cariz contemporâneo, de variadíssimas áreas e oriundas de diversos países, a decorrer em Londres, no Former Chelsea Barracks, entre os dias 24 e 29 de Junho.

Álvaro Roquette e Pedro Aguiar Branco, proprietários da Galeria AR - PAB são os mentores do projecto - MASTERPIECES - Pegadas dos Portugueses no Mundo –, uma  colecção que reúne um conjunto de nove peças oriundas de vários pontos do mundo e que registam uma forte influência portuguesa embrenhada na cultura de outros povos.

MASTERPIECES - Pegadas dos Portugueses no Mundo
São nove peças raras e algumas únicas no mundo:

• SANTO ANTÓNIO - TONI MALAU
Marfim com patina e vestígios de uso
Congo (Antigo Congo Belga)
Cultura Bakongo, Século XVlll (9 cm)
Texto de Anísio Franco (Catálogo)

• TRÍPTICO INDO-PORTUGUÊS – Evocativo de Nossa Senhora
Marfim Esculpido
Goa, Século XVl (22x24,5 cm)
Texto de Pedro Dias (Catálogo)

• CONTADOR INDO-PORTUGUÊS – Influência Mogol
Teca, Sissó e outras Madeiras Exóticas, Marfim e Marfim tingido de verde, Ferragens de Cobre dourado - Índia, Século XVl (108x72x41 cm)
Texto de Pedro Dias (Catálogo)

• ADAGA
Aço, Prata, Prata-Dourada e Ouro
Ceilão, Século XVI (28 cm)
Texto de Nuno Vassallo e Silva (Catálogo)

• COCO MONTADO
Noz de Coco e Prata
Ceilão, Século XVI (2ª metade) - 10.7 cm x Ø 12.8 cm
Texto de Nuno Vassallo e Silva (Catálogo)

• PAR DE POTES DE BOTICA – Convento de São Francisco de Goa
Porcelana da China, Dinastia Quing, Reinado Kangxi, China c.1700 (30x23 cm)
Texto de Pedro Dias (Catálogo)

• CONTADOR NAMBAN
Cipreste do Japão (Chamaecyparis Obtusa) revestido a Laca com incrustações a Madrepérola e pintura a Ouro; Pegas, Espelhos e Pregaria em Cobre Dourado
Japão, c.1600 (39,5x63,5x34,5 cm)
Texto de Pedro Moura Carvalho (Catálogo)

• PAR DE ESTRIBOS – Namban
Ferro fundido com incrustações em Latão, Cobre e Prata; Madeira revestida a Laca com incrustações de Madrepérola
Japão, anterior a 1614 (25x30x13 cm)
Texto de Pedro Moura Carvalho (Catálogo)

• PLACA DA ORDEM DE CRISTO
Ouro, Prata, Diamantes-Brilhantes, Rubis e Esmeraldas
Portugal, Finais do Século XVlll/Inícios do Século XlX (8,4x7 cm – 38,3 g)
Texto de Nuno Vassallo e Silva (Catálogo)

Catálogo MASTERPIECES - Pegadas dos Portugueses no Mundo
O catálogo sobre esta colecção surge da necessidade de disponibilizar ao público apreciador de coleccionismo, antiguidades e culturas ancestrais, novas obras com qualidade estética e com carga histórica de relevo, traduzida através do registo das peças representadas. Este catálogo foi desenvolvido com o apoio de alguns especialistas que contribuíram com o seu conhecimento e know-how para a obtenção de diferentes abordagens e novos pontos de vista nesta área das artes decorativas, por vezes tão amplamente enigmática e de um valor imensurável.

“Continuam hoje como ontem a ser as minhas escolhas, estas nove pegadas ou marcas apresentadas, alguns são objectos de fé produzidos por povos do Mundo tão diferentes entre si e que a dimensão espiritual aproximou, naquele que foi chamado o século cristão no Japão, mas que em boa verdade também o foi em todo o Oriente. Outros são objectos de luxo fabricados em materiais do mundo natural como o coco, as madeiras raras, o marfim, as pedras preciosas e que pela mão do homem se tornaram utilitários preciosos e coleccionáveis”, refere Pedro Aguiar branco sobre a colecção MASTERPIECES.

Sobre a AR - PAB
Álvaro Roquette e Pedro Aguiar Branco, dois prestigiados antiquários portugueses, juntaram-se em 2007 para criar um projecto novo - Galeria AR - PAB – dedicado às antiguidades e segundo um novo conceito estético assente nos mais elevados padrões de qualidade e valor cultural, que visa proporcionar a quem o visita uma rara viagem pelo mundo das Antiguidades, juntando num mesmo espaço peças portuguesas e internacionais de grande valor artístico.

Álvaro Roquette
Álvaro Roquette trabalha com antiguidades há 13 anos e foi o primeiro antiquário português a especializar-se no comércio de objectos. Sócio da Associação Portuguesa de Antiquários e membro da CINOA (Confederação Internacional de Negociantes em Obras de Artes, abriu a sua primeira loja em 2004, ano em que começou a participar em feiras em Portugal e no estrangeiro, fazendo parte do comité organizador da Feriarte de Madrid.
www.alvaroroquette.com

Pedro Aguiar Branco
Antiquário há cerca de 25 anos, Pedro Aguiar Branco é sócio gerente e fundador da empresa V.O.C Antiguidades, desde 1990. Presente em várias exposições de antiguidades, é sócio da Associação Portuguesa de Antiquários e especialista em mobiliário e objectos de arte da época das Descobertas, com especial enfoque na “Arte Indo-Portuguesa”, o que o levou a efectuar várias viagens à Índia para aprofundar os seus conhecimentos.
Das suas pesquisas pelo mundo e consequente aquisição de peças, resulta uma mostra muito rica e peculiar, enfatizada através do novo conceito da galaria AR - PAB, traduzindo-se na forma como dá a conhecer ao público as suas colecções raras.

MASTERPIECE 2010 l London
Former Chelsea Barracks
Chelsea Bridge Road
London SW1
http://www.masterpiecefair.com/

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,456,676