Notícias
BOLSA DE INVESTIGAÇÃO
Concurso da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Centro de Estudos Comparatistas), para atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) no âmbito do Projecto Internacional Playing Identities (Acordo 2009-0750/001 CU7 COOP - Projecto co-financiado pelo Programa Cultura da União Europeia).
Concurso para atribuição de Bolsa de Investigação (BI) no âmbito
Projecto Internacional Playing Identities - Acordo 2009-0750/001 CU7 COOP
(Projecto co-financiado pelo Programa Cultura da União Europeia)
Encontra-se aberto concurso na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa para atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) no âmbito do projecto Playing Identities (Culture Program) coordenado pela Universidade de Siena (Itália), com vários parceiros internacionais, entre os quais o Centro de Estudos Comparatistas da FLUL.
Este projecto pretende interpretar fenómenos de migração como formas de crioulização. Pretende-se estudar modos específicos de transformação sócio-cultural, derivados de encontros culturais, tendo em conta o impacto que a globalização e as novas formas de (in)segurança podem ter na construção de novas identidades culturais.
1. Descrição da Bolsa e Objectivos a atingir pelo Candidato:
O bolseiro deverá:
. representar o Centro de Estudos Comparatistas no desenvolvimento da componente científica deste projecto.
. dar apoio administrativo ao projecto Playing Identities, em colaboração com os Investigadores Auxiliares e o Staff administrativo do Centro de Estudos Comparatistas.
. trabalhar no âmbito dos estudos comparatistas (nomeadamente estudos literários e artísticos), tendo em conta conceitos teóricos (crioulização, migração, segurança, identidade e performance).
. executar outras tarefas relacionadas com o trabalho acima descrito (como a preparação de apresentações orais, relatórios e trabalhos escritos no âmbito do projecto).
A bolsa terá a duração de 12 meses. Poderá ser renovada até à data de conclusão do projecto, não podendo ultrapassar um total de três anos.
O desempenho de funções a título de bolseiro é efectuado em regime de dedicação exclusiva, ao abrigo do Artº. 5º do Estatuto do Bolseiro de Investigação – disponível em http://www.bolseiros.org/pdfs/L_40_2004.pdf .
2. Categorias de destinatários:
Este concurso destina-se a licenciados ou mestres com formação em Estudos Literários, Literatura Comparada, Estudos Culturais, Estudos Artísticos. Será factor de preferência ter experiência e/ou interesse nos termas seguintes: literatura, arte ou teoria pós-colonial, migração, performance, crioulização.
Pode ser considerada a candidatura de doutorandos desde que estejam dispostos a interromper, durante o período de contratação com a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Centro de Estudos Comparatistas), um eventual contrato de bolsa de doutoramento com outras instituições.
3. Componentes financeiras:
O subsídio mensal da Bolsa será de 745,00€ para licenciados e 980,00€ para mestres. A bolsa será paga mensalmente por transferência bancária.
4. Apresentação das candidaturas:
Prazo para apresentação de candidaturas: até 08 de Junho de 2010.
As candidaturas deverão ser acompanhadas da seguinte documentação:
a) Curriculum vitae do candidato;
b) Fotocópia do Bilhete de Identidade;
c) Carta de motivação;
d) Outros documentos considerados relevantes para a candidatura.
A documentação deverá ser enviada para:
Doutora Susana Araújo / Doutor Kristian Van Haesendonck
Centro de Estudos Comparatistas
Faculdade de Letras
Alameda da Universidade
1600-214 Lisboa
Portugal
5. Critérios de avaliação:
A avaliação será realizada com base nos seguintes critérios de avaliação:
1. Dados curriculares relevantes;
2. Interesses nas áreas de Literatura, Migração, Crioulização, Identidade & Performance;
3. Excelente domínio oral e escrito da língua inglesa;
4. Experiência de utilização de ferramentas informáticas para processamento de texto e tratamento de informação multimédia;
5. Entrevista.
6. Processo de selecção de candidaturas:
Os resultados da avaliação das candidaturas serão divulgados até 30 dias úteis após o termo do prazo de apresentação das candidaturas, mediante projecto de lista ordenada, que será afixada nos locais de estilo e publicitada na página electrónica da FLUL.
Do projecto de lista de classificação final podem os candidatos reclamar no prazo de 10 dias úteis contados da sua afixação/publicitação.
Lisboa, 25 de Maio de 2010.