Notícias
PROTOCOLO ENTRE A CÂMARA DE PONTA DELGADA E A FUNDAÇÃO SERRALVES
A assinatura do protocolo entre a Câmara Municipal de Ponta Delgada e a Fundação Serralves vai decorrer a 3 de Junho, pelas 12h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
A assinatura do protocolo entre a Câmara Municipal de Ponta Delgada e a Fundação Serralves vai decorrer a 3 de Junho, pelas 12h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Inicialmente, a assinatura deste protocolo, que atribui à autarquia de Ponta Delgada o estatuto de Câmara Fundadora Serralves, esteve agendada para 10 de Maio, Feriado Municipal, mas acabou por ser adiada na sequência da interdição do espaço aéreo, o que se deveu à propagação das cinzas do vulcão da Islândia.
Agora, a 3 de Junho, quinta-feira da próxima semana, a Presidente da autarquia, Berta Cabral, e o Presidente da Fundação Serralves, Luís Braga da Cruz, formalizam a assinatura do referido protocolo, através do qual a prestigiada instituição nacional se assume como parceira do Município na instalação e funcionamento do futuro Museu de Arte Contemporânea (MAC) da cidade. A participação da Fundação Serralves neste projecto emblemático, da autoria do arquitecto Oscar Niemeyer, far-se-á através do apoio técnico e científico à concepção, instalação e funcionamento do MAC de Ponta Delgada.
Enquanto Fundadora Serralves, a autarquia propõe-se desenvolver um conjunto de iniciativas que promovam a cultura contemporânea e a sensibilização ambiental. Além disso, as duas entidades formalizam um projecto de promoção e divulgação cultural e ambiental, visando a aproximação das populações às linguagens da produção cultural contemporânea e à sensibilização ambiental, bem como à importância da inovação e criatividade no desenvolvimento económico e social.
A colaboração entre a autarquia e a Fundação Serralves vai ainda permitir a organização anual, em Ponta Delgada, de uma grande exposição de arte contemporânea, a qual integrará obras da colecção Serralves.
Serão organizadas visitas guiadas gratuitas para jovens e seniores ao Museu e ao Parque de Serralves, estando também garantido o acesso gratuito às iniciativas da Fundação (cursos e seminários de formação), para participantes indicados pela autarquia.
As iniciativas a desenvolver pelas duas entidades passarão igualmente pela colaboração com as escolas em programas pedagógicos, que visem a formação de jovens na área da cultura e do ambiente, e pela participação especial em eventos como “Serralves em Festa” e em ciclos de conferências.
A Fundação de Serralves poderá ainda colaborar com a Câmara de Ponta Delgada na formação pedagógica de agentes na área da arte contemporânea, organização de estágios de formação na área educativa, prestação de consultadoria na área da arte contemporânea e realização de cursos de gestão cultural para os seus colaboradores.
A colaboração entre as duas entidades abrange ainda a prestação de consultadoria na área de manutenção e conservação de espaços públicos verdes, a concepção e organização de acções de sensibilização ambiental nos espaços verdes das autarquias, a concepção e organização de colóquios/seminários sobre temas ambientais, a promoção de acções de formação para técnicos de jardinagem, desenvolvimento de programas que visam a inclusão social das populações mais desfavorecidas e a disponibilização de apoio técnico na área museológica e ambiental.
Como Fundador de Serralves, o Município de Ponta Delgada vai participar num projecto e objectivos ambiciosos, cuja acção é reconhecida a nível internacional, além de se identificar com os valores positivos de uma instituição relevante no domínio das artes e da paisagem, cujas iniciativas têm um forte impacto na comunidade.