Notícias
VIANA DO CASTELO RECEBE ESPECIALISTA EM GESTÃO ARTÍSTICA E CULTURAL
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo recebe no próximo dia 28 de Maio, pelas 11H00, o especialista em Gestão Artística Christopher Maughan, um dos autores de um estudo que, em 2004, permitiu às autoridades britânicas conhecer o impacto dos festivais no marketing territorial das cidades e regiões à escala Europeia.
Investigador inglês visita o Curso de Gestão Artística e Cultural da Escola Superior de Educação para partilhar os seus trinta anos de experiência nesse sector e demonstrar como é possível apostar nas Artes para criar mais-valias sociais e económicas e alicerces competitivos em redor da cultura.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo recebe no próximo dia 28 de Maio, pelas 11H00, o especialista em Gestão Artística Christopher Maughan, um dos autores de um estudo que, em 2004, permitiu às autoridades britânicas conhecer o impacto dos festivais no marketing territorial das cidades e regiões à escala Europeia.
Christopher Maughan é o responsável pelo Curso de Gestão Artística da Montfort University em Leicester (DMU), Inglaterra e virá a Viana do Castelo a convite do Departamento de Comunicação e Expressões Artísticas, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE | IPVC) para participar no FIGAC (Fórum Internacional de Gestão Artística e Cultural). A oportunidade será ainda aproveitada para negociar um protocolo de colaboração entre a DMU e a ESE | IPVC, que viabilizará a mobilidade de discentes e docentes dos cursos de licenciatura e pós-graduação em Gestão Artística e Cultural de ambas as instituições (DMU e ESE | IPVC).
A conferência assume particular singularidade após o Presidente da República, Cavaco Silva ter destacado recentemente o potencial da região Norte do país para o desenvolvimento de indústrias criativas e culturais, aliando a tradição e a modernidade, «que possam também elas, projectar economicamente o país para o crescimento».
QUEM É CHRISTOPHER MAUGHAUN?
Christopher Maughan desenvolve diversas actividades tais como Administração do Centro Anne Peaker para as Artes em Leicester, Director do Centro de Dança Clássica Indiana e do Leicester Comedy Festival. Trabalha com o Comedy Festival desde 1993 e a investigação que realizou sobre esse Festival levou a Universidade de De Montfort de Leicester (DMU) a tornar-se membro fundador do Projecto de Investigação relacionado com Festivais Europeus (EFRP), organização com cerca de 200 sócios, que este investigador coordena.
Essa investigação desenvolvida com a colaboração de Franco Bianchini é paradigmática na medida em que levou o Arts Council of England a reconhecer a importância do papel dos festivais no marketing territorial das cidades e das regiões. Tal estudo permitiu-lhe por um lado desenvolver uma compreensão mais ampla sobre o fenómeno dos Festivais Europeus e por outro participar em reuniões de investigação e conferências na Eslováquia, Bélgica, França, Irlanda, Lituânia, Finlândia, Noruega e Reino Unido. Esta preocupação de internacionalização e perspectiva Europeia é uma das características fundamentais dos programas da Licenciatura e Mestrado de Gestão Artística na DMU.