Notícias
CICLO DE CINEMA GARRETT
Até ao final do mês de Maio, para além de estar a promover o melhor happy hour da cidade, o Chiado After Work oferece aos amantes da sétima arte e a todos os seus visitantes a oportunidade de verem ou reverem, gratuitamente, obras cinematográficas marcantes e intemporais.
Chiado After Work apresenta Até ao final do mês de Maio, para além de estar a promover o melhor happy hour da cidade, o Chiado After Work oferece aos amantes da sétima arte e a todos os seus visitantes a oportunidade de verem ou reverem, gratuitamente, obras cinematográficas marcantes e intemporais.
Ciclo de Cinema Garrett
O Ciclo de Cinema Garrett do Chiado After Work reúne um cartaz de 15 filmes e documentários, de 14 realizadores portugueses, que através das suas obras homenageiam grandes criadores, valorizam a criação artística e a diversidade cultural nacional, numa mostra que pretende estimular o público para a fruição cultural e sensibilizar para as assimetrias socioculturais existentes na cidade e em todo o País.
O Ciclo de Cinema Garrett abre às 20h00 de dia 13 de Maio, com a exibição do documentário “Com que voz” de Nicholas Oulman, galardoado em 2009 com o Prémio para Melhor Primeira Obra no Festival Internacional de Cinema – DocLisboa. "Com que Voz" retrata, sob o olhar do seu filho, o percurso do compositor Alain Oulman, reflecte a proximidade e a sua influência pessoal no universo da emblemática Amália Rodrigues.
O Ciclo de Cinema Garrett decorre no âmbito do programa do Chiado After Work e, de 13 a 29 de Maio, exibe no auditório da antiga Pastelaria Marques, um espaço especialmente criado para este efeito, e no Museu do Chiado, as 15 obras intemporais que constituem o seu cartaz: Com que voz de Nicholas Oulman; Aldina Duarte – Princesa Prometida e José Cardoso Pires – Livro de Bordo de Manuel Mozos; Pina Bausch - Lissabon Wupperthal, O meu amigo Mike ao trabalho e Alexandre O’Neill - Tomai lá do O’Neill de Fernando Lopes; Jorge de Sena – O escritor Prodigioso de Joana Pontes; U Omãi que dava pulus de João Pinto Nogueira; Lisboetas de Sérgio Tréfaut; Bartolomeu Cid dos Santos - Por terras devastadas de Jorge Silva Melo; Joana Vasconcelos: Coração independente de Joana Cunha Ferreira; Carlos de Oliveira – Sobre o lado esquerdo de Margarida Gil; Ainda há pastores de Jorge Pelicano; Sobre azul de Marta Pessoa; B7 de Maria João Guardão, Edgar Massul e Hugo Barbosa.
A admissão nas sessões do Ciclo de Cinema Garrett é totalmente gratuita e depende apenas da lotação da sala.
Em paralelo ao Ciclo de Cinema Garrett será exibido o cartaz Words of Peace, da responsabilidade da WOPG, uma organização humanitária internacional que apresenta no Chiado After Work, no auditório da antiga Pastelaria Marques, uma série de 13 documentários sobre a paz, com o objectivo de inspirar o público a tornar a busca da paz interior uma prioridade nas suas vidas. Os visitantes terão a oportunidade de relaxar e descontrair assistindo a documentários, como Rain of Peace, Feeling Fulfilment, One Life, The Possibility of Peace, entre muitos outros.
Vitor Pereira da Silva, Presidente da Associação de Valorização do Chiado, comenta: “Já passaram pelo Chiado After Work milhares de pessoas que aqui encontram um espaço de descontracção e propostas imperdíveis para um óptimo final de dia, antes do regresso a casa. Para além da montanha de pratos em cacos, que reflecte a quantidade de emoções negativas já libertadas em “Prato do Dia: Burnout” de Hugo Israel, os resultados do investimento da Associação de Valorização do Chiado na segunda edição do Chiado After Work já são visíveis e muito positivos. A adesão do público e a mobilização dos nossos associados é crescente e o reforço do programa cultural do evento, com propostas como é exemplo o Ciclo de Cinema Garrett, permite-nos continuar a afirmar o Chiado como o bairro de excelência no panorama artístico e cultural de Lisboa e do País. Até dia 30 de Maio o Chiado vai estar ainda mais vivo ao final do dia e os nossos visitantes vão poder continuar a usufruir do melhor que temos para oferecer”.
Chiado After Work 2010
O Chiado After Work 2010 é mais uma edição da iniciativa que pretende manter o Chiado vivo depois das 19h e promover a mudança de hábitos, convidando os lisboetas a descontraírem, com uma visita ao Chiado depois do trabalho, poupando-lhes o stress de um regresso a casa apressado, permitindo-lhes ganhar em qualidade de vida e em tempo de lazer.
Até dia 30 de Maio, entre as 18h00 e as 21h00, o Chiado não pára e o programa de dinamização cultural, artística e comercial deste evento já tornou o Chiado o ponto de encontro obrigatório para o melhor happy hour da cidade. O Chiado After Work desafia os seus visitantes a libertarem as emoções negativas e a “partirem a louça” com o Prato do Dia: Burnout de Hugo Israel, oferece animação contínua com muita música, exposições, performances, cinema, conferências e workshops.
Na área comercial, já são 28 os espaços de restauração aderentes que passam a abrir ao domingo e as lojas prolongam o seu horário de funcionamento para as 20h durante a semana. Para além disso, durante o Chiado After Work os visitantes serão acolhidos com degustações, menus e ofertas especiais, para poderem prolongar a sua visita noite dentro e usufruir, sem limitações, das propostas comerciais, culturais e gastronómicas que só o Chiado oferece.
Sobre a Associação de Valorização do Chiado (AV Chiado):
· Foi constituída em Janeiro de 1989. É uma associação sem fins lucrativos e resultou da união da antiga Comissão de Valorização do Chiado com a Comissão de Comerciantes.
· A associação tem como principais objectivos a resolução dos problemas criados pelo incêndio do Chiado e a defesa dos interesses dos seus empresários e moradores, representando-os junto das entidades responsáveis e orientando a sua actividade para a dinamização comercial, cultural e urbana da área.
· Actualmente reúne cerca de 120 associados, entre eles, comerciantes, moradores, juntas de freguesia, espaços culturais e outras entidades públicas e privadas de relevo, sedeadas no Chiado.
· Ao longo dos seus já vinte anos de actividade, a Associação de Valorização do Chiado já desenvolveu inúmeras iniciativas de dinamização local, com vista conferir uma maior visibilidade a nível nacional e internacional ao Chiado. As mais representativas foram:
- “20 Anos Depois: Chiado em Flor” exposição comemorativa dos 20 anos do Incêndio do Chiado, Agosto de 2008;
- Lançamento da marca "Chiado – Lisbon Trend Mark", Novembro 2008;
- “Natal no Chiado”, Novembro e Dezembro de 2008 e 2009;
- "Chiado After Work“, Abril e Maio de 2009;
- "Chiado Espectáculo”, Junho e Agosto de 2009.