"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

MUSEU DE SANTA MARIA DE LAMAS

De modo assinalar o Dia Internacional dos Museus (18 de Maio), o ICOM (Conselho Internacional de Museus) elegeu como tema da comemoração para 2010 “Museus e Harmonia Social”. Neste âmbito, o Museu de Santa Maria de Lamas (MSML), em Santa Maria da Feira, irá promover diversas iniciativas ao longo do todo o mês associadas a este dia tão especial para os Museus.

 
De modo assinalar o Dia Internacional dos Museus (18 de Maio), o ICOM (Conselho Internacional de Museus) elegeu como tema da comemoração para 2010 “Museus e Harmonia Social”. Neste âmbito, o Museu de Santa Maria de Lamas (MSML), em Santa Maria da Feira, irá promover diversas iniciativas ao longo do todo o mês associadas a este dia tão especial para os Museus.

Assim, já no dia 08 de Maio, pelas 10h, o Museu dará continuidade à parceria com a Clinifeira (Clínica de Medicina Física e Reabilitação Lino & Sousa, Santa Maria da Feira) e irá promover mais uma iniciativa saudável que inclui uma visita orientada, mas também uma aula energética no exterior do Museu.

Entre 10 e 15 de Maio, semana que antecede do Dia da Família (15 de Maio), o Museu convida crianças, pais, avós, primos, tios a preparar uma árvore genealógica. Vamos assim descobrir o porquê da designação Genealógica, as suas representações tradicionais e representar a árvore de cada um com desenhos, recortes e muitas pinturas coloridas.

De 17 a 31 de Maio convidamos todo o público a explorar o Museu, descobrir ou redescobrir a sua história e colecções. As visitas poderão ser complementadas com jogos tradicionais e oficinas de expressão plásticas, das quais destacamos: Um retrato, uma história.

Em Maio serão também apresentadas novas exposições temporárias no Museu. No dia 15 de Maio, pelas 16h, será inaugurada exposição temporária de artes plásticas Dualidade Barroca com obras de Margarida Coelho e textos de Fernando Correia. Já no dia 18, será apresentada a mostra Figuras Recriadas - que integra os resultados da III edição do Concurso de Artes Plásticas Figuras Recriadas - destinado à população sénior.

Também a partir do dia 18 de Maio, o Museu apresentará a exposição “O Museu na Imprensa” que nasce no âmbito da renovação da exposição permanente do Museu e reúne múltiplos testemunhos, recolhidos na imprensa local e regional, associados à história, fundação, colecções e serviço educativo, através dos quais será possível reconstituir parte da história deste espaço museológico do concelho de Santa Maria da Feira.

Relembramos que dia 18 de Maio o Museu estará aberto até às 19h e o ingresso é gratuito.
 

Agenda
Teatro

Muances

Centro Cultural de Belém 15 Mar a 16 Mar 2025

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Margarida Campelo no Auditório de Espinho

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto de Margarida Campelo no Auditório de Espinho, dia 15 de março (sábado) às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Passatempo

Tudo Acontece em Paris

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia de uma deliciosa comédia de humor negro que oferece uma nova e comovente visão de Paris. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados! 

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "João Cabral Encena Otelo"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para o espetáculo, de autoria de Fabrice Melquiot, a partir de William Shakespeare, e com encenação de Georges Guerreiro.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Passatempo

Lusitânia Comedy Club

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "Lusitânia Comedy Club". Uma viagem hilariante pela História de Portugal, onde o passado nunca foi tão irreverente.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
104,247,395