"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

ABERTURA DA BILHETEIRA DO ALKANTARA FESTIVAL 2010

A partir de 15 de Abril, a programação completa do alkantara festival 2010 encontra-se disponível no site www.alkantarafestival.pt, no mesmo dia em que abre a Bilheteira Central e a Livraria do Festival, no espaço alkantara, em Santos (Lisboa). A partir deste dia, é possível adquirir bilhetes para todos os espectáculos e assinaturas, à venda exclusivamente na Bilheteira Central e na bilheteira online do alkantara festival 2010.


a partir de 15 de Abril
abertura da bilheteira do alkantara festival 2010

A partir de 15 de Abril, a programação completa do alkantara festival 2010 encontra-se disponível no site www.alkantarafestival.pt, no mesmo dia em que abre a Bilheteira Central e a Livraria do Festival, no espaço alkantara, em Santos (Lisboa). A partir deste dia, é possível adquirir bilhetes para todos os espectáculos e assinaturas, à venda exclusivamente na Bilheteira Central e na bilheteira online do alkantara festival 2010.

A assinatura de 8 espectáculos, que permite adquirir bilhetes com cerca de 60% de desconto, só está à venda até ao dia 9 de Maio! A assinatura de 6 espectáculos, com 50% desconto, está disponível até ao final do festival, bem como os restantes descontos: menores de 30 anos, maiores de 65 anos e profissionais de espectáculo.

Tanto a bilheteira como a livraria estão abertas de 5ª a Domingo, das 16h às 21h.
A partir de 10 de Maio a todos os dias, das 12h às 21h.


alkantara festival é o maior festival de Lisboa dedicado às artes performativas, à altura dos seus congéneres de outras capitais europeias. É um evento que enriquece fortemente a oferta cultural Lisboeta e coloca a cidade no calendário cultural internacional.

Em formato bienal, levado a cabo nos anos pares, o festival aposta numa programação de propostas artísticas contemporâneas, surpreendentes e inovadoras, de teatro, dança e outras artes performativas; com artistas com forte visão pessoal, com espectáculos que privilegiam o questionamento à resposta e que assumem a complexidade do mundo em que vivemos e com espectadores abertos à reflexão e a colocar em causa as suas próprias perspectivas.

Pretende dar visibilidade às artes performativas contemporâneas Portuguesas, estimular a criação artística Portuguesa através de encomendas e co-produçõs, criar momentos de encontro entre artistas e profissionais europeus e de outras culturas do mundo, aumentar o interesse do público pelas artes performativas contemporâneas e pela criação “não-ocidental” e, finalmente, promover o reconhecimento da importância da diversidade cultural e entendimento intercultural junto dos artistas, profissionais e público.

A próxima edição do alkantara festival, sob direcção artística de Thomas Walgrave, realizar-se-á de 21 de Maio a 9 de Junho 2010 em Lisboa e, pela primeira vez, no Porto, numa curta extensão de 21 a 27 de Maio.

Durante três semanas, o alkantara festival acolhe cerca de trinta performances de dança, de teatro - e de tudo o que se encontra entre eles - de artistas oriundos da Argentina, Ástria, Canadá, Croácia, Suíça, Egipto, Estados Unidos, França, Portugal, Bélgica, Japão, China, Países Baixos, Brasil, Espanha, Hungria, Nova Zelândia, África do Sul, Dinamarca, Equador, Grécia, Itália, entre outros.

Trazem as suas histórias locais e globais, sobre o universal e o particular, o passado e o futuro, lendas de beleza e distúrbio num mundo em rápida mudança. Contudo, têm algo em comum: o desejo de entrar em diálogo com o espectador no esforço de compreender estes tempos desconcertantes e alcançar, talvez, algumas respostas; ou, mais provavelmente, reformular as nossas questões; ou, eventualmente, aumentar a confusão.

Vinte dias de performances inovadoras e estimulantes que irão desestabilizar as nossas perspectivas.

alkantara festival 2010 conta, tal como nas edições anteriores, com a parceria dos principais teatros e equipamentos culturais de Lisboa (São Luiz Teatro Municipal, Maria Matos Teatro Municipal, Culturgest, Centro Cultural de Belém, Teatro Nacional D. Maria II, Museu da Electricidade, Museu do Oriente, Museu Berardo, entre outros). Pela primeira vez, será feita também uma extensão do festival no Porto, através de uma parceria estabelecida com o Teatro Nacional São João.


INICIATIVA
ALKANTARA ASSOCIAÇÃO CULTURAL

ESTRUTURA FINANCIADA POR
MINISTÉRIO DA CULTURA / DIRECÇÃO-GERAL DAS ARTES

APOIADA POR
CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA

PARCERIA
EGEAC

COPRODUÇÃO
SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL
CCB
CULTURGEST
FUNDAÇÃO MUSEU ORIENTE
MARIA MATOS TEATRO MUNICIPAL
MUSEU COLECÇÃO BERARDO
TEATRO NACIONAL D. MARIA II
TEATRO NACIONAL SÃO JOÃO

MECENATO
FUNDAÇÃO EDP

LOCAIS DE APRESENTAÇÃO
ANTIGA FÁBRICA SIMÕES

CENTRO CULTURAL DE BELÉM
CINEMA SÃO JORGE
CULTURGEST
ESPAÇO ALKANTARA
FUNDAÇÃO MEDEIROS E ALMEIDA
JUNTA DE FREGUESIA DE SANTOS-O-VELHO
MARIA MATOS TEATRO MUNICIPAL
MUSEU COLECÇÃ BERARDO
MUSEU DA ELECTRICIDADE
MUSEU DO ORIENTE
SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL
SCML CENTRO SOCIAL DA SÉTEATRO CINEARTE
TEATRO CARLOS ALBERTO
TEATRO DA COMUNA
TEATRO MERIDIONAL
TEATRO NACIONAL D. MARIA II
TEATRO NACIONAL SÃO JOÃO
TERREIRO DAS MISSAS


alkantara associação cultural

alkantara é uma associação cultural sediada em Lisboa, criada em 1993, que se dedica ao desenvolvimento das artes performativas em Portugal, num contexto internacional, com uma visão global, mais diferenciada e menos eurocêntrica da criação contemporânea.

Inicialmente designada por Danças na Cidade a sua principal actividade foi, durante anos, a organização de um evento homónimo que pretendia tornar visível o trabalho da primeira geração de coreógrafos de dança contemporânea nacional e internacional.

Com o passar dos anos, o festival Danças na Cidade tornou-se num evento de difusã da danç de grande relevâcia a níel internacional, devido principalmente àsua aposta em novos valores e ao seu espíito úico de intercâbio cultural.

Em 2005, a associaçã alterou o nome da associaçã para alkantara (“al kantara” significa “ponte” em árabe) e o nome do evento para alkantara festival, alargando o seu âmbito de actuação para as artes performativas contemporâneas em geral e diversificando o seu leque de actividades: organização de encontros e projectos internacionais, tais como programas de formação e de investigação artística que proporcionam intercâmbio de conhecimentos e experiências entre criadores, acolhimento de artistas em residências de criação no novo espaço alkantara e ainda produção de artigos, publicações e  documentários vídeo.

Durante estes últimos anos, alkantara organizou diversos encontros internacionais entre artistas e programadores, estabeleceu parcerias com instituições culturais da América Latina, Europa, África e Ásia, co-financiou a criaçã de espectáulos de artistas nacionais e internacionais, acolheu diversas residêcias de artistas nacionais e estrangeiros, tornando-se uma organizaçã de referêcia global na promoçã das artes performativas contemporâeas.

www.alkantara.pt

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,461,456