"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"SOMBRAS REFLECTIDAS", DE RENATO COSTA

Novo livro de Renato Costa ensaia um modelo literário, uma escrita entre o conto e a poesia. O escritor resgata e reconstrói o património gastronómico do Algarve.

Novo livro de Renato Costa ensaia um modelo literário, uma escrita entre o conto e a poesia

O escritor resgata e reconstrói o património gastronómico do Algarve

Renato Costa tem dedicado parte da sua vida à investigação e à criação. Professor, gastrónomo, cozinheiro, escritor, autor de vários ensaios sobre o século XIX, é conhecido em Espanha como historiador especialista em demografia e ainda como cozinheiro e gastrónomo. Neste sentido, a sua cozinha intemporal resgata e reconstrói de forma singular o património gastronómico das populações do Sul de Portugal e do Algarve.

Especialista em História da Alimentação no Algarve, século XIX, Mestre em História Local e Regional, interessou-se por estudar as técnicas utilizadas na cozinha local nos últimos 150 anos, e foi esse o primeiro fundamento de base a uma nova linha interpretativa das cozinhas do Sul. A sua orientação minuciosa na selecção de fontes não se limitou ao trabalho nos arquivos portugueses e no estrangeiro. O seu modelo de investigação teve sempre como paradigma a sua vivência e o contacto directo com a população.

Neste contexto, Sombras Reflectidas (é o seu 13º livro publicado e o primeiro em 2010), não é um ensaio, nem um livro de gastronomia, mas um livro de ficção, desenhado a partir de múltiplas experiências de vida e das suas viagens na reinvenção do passado gastronómico. Muitas dessas viagens e experiências foram desenvolvidas para a Revista Gourmet Apolónia. Neste sentido, este texto é também uma síntese de múltiplos projectos gastronómicos, educativos, e também de vida (desenvolvidos desde 1999).

Apesar de ter desmarcado recentemente algumas sessões de apresentação, o autor tem participado em tertúlias com leitores sobre as possibilidades narrativas contemporâneas de criação literária e de reinvenção do passado. Do ensaio à criação literária, Renato Costa surpreende assim os leitores ao propor uma nova narrativa de ficção entre o conto e a poesia.

Luísa Monteiro salienta a importância deste livro e das imagens que convidam o leitor a deslizar para dentro de um máquina do tempo. A edição de Sombras Reflectidas é de Dina Adão, as ilustrações de Francisco Salter Cid, e é publicada pela Editora Caleidoscópio.
 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,462,206