"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

FILME ALEMÃO VENCE FAMAFEST'2010

O filme “A Fotografia da Rapariga de Napalm”, do realizador Marc Wiese, da Alemanha, foi o grande vencedor do Famafest 2010 - Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Vila Nova de Famalicão, que terminou este domingo.

O filme “A Fotografia da Rapariga de Napalm”, do realizador Marc Wiese, da Alemanha, foi o grande vencedor do Famafest 2010 - Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Vila Nova de Famalicão, que terminou este domingo.

A película foi eleita por unanimidade pelo júri composto pelos escritores Fernando Dacosta e José Eduardo Agualusa, pelo realizador francês Alan Marie, a professora universitária e realizadora brasileira Lisa França, a actriz Anabela Teixeira e o encenador Joaquim Benite, entre outras figuras da cultura portuguesa.

O Grande Prémio da Lusofonia “Manoel de Oliveira” foi atribuído ao filme “Esta é a Nossa Rua”, de Margarida Metello (Portugal 2009), enquanto o Prémio Especial do Júri foi para “Canto do Massacre do Povo Hebreu” de Felice Cappa (Itália, 2008).

O filme austríaco “Josef Winkler, o Viajante dos Ecrãs de Cinema”, de Michael Pfeifenberger recebeu o Prémio de Melhor Adaptação, enquanto o Prémio de Melhor Documentário foi para “Tradutor” de Pier Paolo Giarolo, de Itália.

Devido à presença significativa de documentários acerca de manifestações teatrais e musicais e à ausência de filmes destinados a jovens, o júri decidiu substituir o Prémio para Melhor Filme Destinado a Jovens por um Prémio de Registo de Realização Cénica atribuído ex aequo às obras “Os Miseráveis Eu e Margaret Thatcher” dee Fabio Calvi (Itália, 2009) e “Don Giovanni” de Paul Oazan (França, 2010).

Das mais de 30 obras a concurso, provenientes de diversos países, o júri internacional decidiu ainda atribuir Menções Honrosas aos seguintes filmes: “Aldina Duarte, A Princesa Prometida, de Manuel Mozos (Portugal, 2009); “Guarda n.º 47” de Filip Renc (República Checa, 2009); “A Menina Stinnes dá a Volta ao Mundo em Automóvel”, de Eric Von Muller (Alemanha, 2009) e “Utopia e Barbárie” de Silvio Tendler (Brasil, 2010). Esta última película foi precisamente a obra vencedora do Grande Prémio da Juventude, atribuído por jovens famalicenses da escola profissional Cior.

De acordo com a porta-voz do júri da Juventude “o olhar de Silvio Tendler é um olhar cheio de força e poesia, que é impossível não nos envolvermos afectivamente nesta viagem que é de utopia, de sonho e de esperança, mostrando também o seu contraponto, a barbárie”.

Os jovens entregaram ainda dois Prémios Especiais da Juventude aos filmes “Aldina Duarte, A Princesa Prometida, de Manuel Mozos (Portugal, 2009) e “Tradutor” de Pier Paolo Giarolo (Itália, 2007).

Finalmente, a obra “A Fotografia da Rapariga de Napalm”, de Marc Wiese (Alemanha, 2009) recebeu a Menção Honrosa.

Para o director do festival, Lauro António, “a decisão do júri eleger os melhores filmes revelou-se muito difícil, tendo em conta a grande qualidade das películas apresentadas a concurso”. “Este ano tivemos uma edição que será muito difícil de igualar, no que diz respeito à qualidade dos filmes”, acrescentou.

Lauro António destacou ainda a “excelente adesão de público ao festival”. “Durante os nove dias do Famafest contamos com a presença de cerca de 20 mil espectadores”, revelou ainda o responsável.

Ao todo, foram exibidos mais de 150 filmes, com entrada gratuita, em diversas salas do concelho, nomeadamente na Casa das Artes, Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, e Casa de Camilo, em Seide S. Miguel. A concurso estiveram mais de 30 filmes oriundos de países como como França, Itália, Brasil, Alemanha, Bélgica e Portugal, entre outros.

 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,464,866