"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

NANCY VIEIRA ACTUA EM BRASÍLIA

A cantora Nancy Vieira, recentemente eleita Mulher Cabo-Verdiana do Ano 2009, através de votação online organizada pelo site FORCV, sobe ao palco do Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, no próximo dia 26 de Março.

26 Março, Sexta-Feira | 21h00 | Centro Cultural do Banco do Brasil

A cantora Nancy Vieira, recentemente eleita Mulher Cabo-Verdiana do Ano 2009, através de votação online organizada pelo site FORCV, sobe ao palco do Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, no próximo dia 26 de Março. 

Antes de Nancy Vieira actua a cantora brasileira Maria Dapaz. O espectáculo está integrado no projecto “Nossa Língua, Nossa Música”, que engloba oito encontros musicais inéditos de artistas dos países lusófonos. De 25 de Março a 11 de Abril, Brasília será, assim, palco de um intercâmbio cultural entre Brasil, Guiné-Bissau, Timor-Leste, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Portugal.  

Para além de Maria Dapaz (Pernambuco, Brasil) e Nancy Vieira (Cabo Verde), pelo palco do Centro Cultural do Banco do Brasil passarão Joana Amendoeira (Portugal), Consuelo de Paula (Minas Gerais, Brasil), José Amaral (Timor-Leste), Rosa Madeira (Madeira, Portugal), Índio Cachoeira e Ricardo Vignini (São Paulo, Brasil), Tonecas (São Tomé e Príncipe), Cheny Wa Gune (Moçambique), Fabiana Cozza (São Paulo, Brasil), Eneida Marta (Guiné-Bissau) e Yami (Angola).

O projecto “Nossa Língua, Nossa Música” chega a Brasília sob a chancela do Ministério das Relações Exteriores e Itamaraty, e realiza-se no âmbito da programação oficial da 8ª edição da Conferência de Chefes de Estado e de Governos de Países de Língua Portuguesa, a ser realizada em Brasília em 2010.

Os eventos acontecem no Teatro I do CCBB Brasília - SCES Trecho 2, lote 22, de Quinta a Domingo, sempre às 21h, com custos que variam de R$ 15,00 e R$ 7,50 (com desconto para estudantes, professores, pessoas com mais de 60 anos e clientes do Banco do Brasil). 

Sobre Nancy Vieira

Dizer que Nancy Vieira é cabo-verdiana poderia ser uma forma de justificar a sua inata musicalidade. Mas não fica tudo dito. Da sua forma de estar e de interpretar as coisas da vida emerge um caudal de emoções que, por entre tristezas e alegrias, reflecte um pouco da sua personalidade. Não há ódio, nem raiva, nem revolta na sua voz. Em vez disso, há doçura e subtileza. Há ritmo e firmeza. Há sentimento e interpretação. Cabo Verde é inspiração. É causa e efeito no seu canto. O mundo é o auditório e parte integrante de uma miscelânea cultural que a influencia.

Tendo como ponto de partida os ritmos tradicionais de Cabo Verde, a cantora apoia a sua voz essencialmente em instrumentos acústicos, destacando-se a simplicidade e o bom gosto dos arranjos musicais. Nancy Vieira apresenta-se na linha dos antigos cantores cabo-verdianos e isso nota-se principalmente pela forma como canta mornas. 

Com três discos editados – Nôs Raça, Segred e Lus –, Nancy Vieira tem actuado em Portugal, país onde reside, e Cabo Verde, e um pouco por todo o mundo: Espanha, Reino Unido, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Grécia, Itália, Estados Unidos, Brasil e Angola.

A sua voz tão peculiar justificou a edição mundial do disco Lus pela Harmonia Mundi/World Village, em 2009, e tem sido pretexto para ser convidada a participar em discos e espectáculos de inúmeros artistas de entre os quais se destacam Juan Medrano Cotito (Peru), Rui Veloso, Ala dos Namorados e Dany Silva. Também em 2009 é convidada a dar voz ao disco Pássaro Cego, com músicas de Manuel Paulo e letras de João Monge, editado em Outubro desse ano.

www.nancyvieira.net
www.myspace.com/nancyvieira

 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,464,726