"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

HOMENAGEM A ARMANDO CORTEZ

No âmbito do Dia Mundial do Teatro, dia 27 de Março, a Biblioteca Municipal Camões assinala este dia com uma homenagem ao actor, que congrega a participação da Apoiarte - Casa do Artista e Museu do Teatro.

Armando Cortez nasceu no dia 23 de Janeiro de 1928, frequentou a École Française de Lisbonne e o Liceu Pedro Nunes, ao que se seguiu o Curso de Teatro do Conservatório Nacional, onde obteve a classificação final de 18 valores. Durante os 50 anos da sua carreira colaborou em aproximadamente 150 peças de teatro, foi ainda responsável pela tradução, adaptação ou co-autoria de cerca de 30 textos dramáticos. Fez televisão desde séries a telenovelas, cinema nacional e estrangeiro. Como grande parte dos actores da sua geração passou pela rádio dando, voz ao teatro radiofónico.

Esteve também ligado à produção de vários programas televisivos, bem como a uma editora discográfica, procurando sempre defender e divulgar os seus valores culturais portugueses e os seus legítimos representantes. Para além de toda a actividade profissional, envolveu-se intensamente, desde 1982 no projecto da Casa do Artista que, em conjunto com outros colegas, conseguiu erguer e inaugurar a 11 de Setembro de 1999.

Em 11 de Outubro de 2000 foi condecorado com o título de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique por sua Exª o Presidente da República Portuguesa, Dr. Jorge Sampaio.

No âmbito do Dia Mundial do Teatro, dia 27 de Março, a Biblioteca Municipal Camões assinala este dia com uma homenagem ao actor, que congrega a participação da Apoiarte - Casa do Artista e Museu do Teatro.

Esta homenagem irá ser constituída por uma exposição de objectos pessoais, nomeadamente textos, livros, documentos, fotografias e alguns adereços utilizados no palco e, irá estar patente de 27 Março a 9 de Abril 2010.

Na inauguração da exposição, dia 27 de Março irão estar presentes os actores Carmen Dolores e Victor de Sousa que, pelas 16.00h realizarão leituras de textos e poesia.

Será servido um “Porto de honra”.

A entrada é livre.

 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,464,593