"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"O TEATRO VAI À ESCOLA"

No âmbito do Projecto Educativo “O Teatro vai à Escola”, a Câmara de Portimão volta a promover, entre hoje e 26 de Março, diversos espectáculos teatrais e ateliês nos Jardins de Infância e Escolas do 1.º Ciclo do município, abrangendo um total de 70 turmas e cerca de 1600 crianças.

Cerca de 1600 crianças participam em ateliês de teatro nos Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo do município de Portimão
15 a 26 de Março

No âmbito do Projecto Educativo “O Teatro vai à Escola”, a Câmara de Portimão volta a promover, entre hoje e 26 de Março, diversos espectáculos teatrais e ateliês nos Jardins de Infância e Escolas do 1.º Ciclo do município, abrangendo um total de 70 turmas e cerca de 1600 crianças.

São objectivos desta acção pedagógica fomentar a arte dramática junto da po¬pulação escolar e contribuir para uma melhor formação e educação com base no teatro de expressão, proporcionando às crianças a descoberta de novas sen¬sações e qualidades, de forma criativa.

Durante os próximos dias, as companhias de teatro participantes irão levar as suas peças às EB.1 de Alvor, Chão das Donas, Major David Neto, Pedra Mourinha e Pontal, assim como aos Jardins de Infância de Alvor, de Chão das Donas, Fojo, Montes de Alvor, Pedra Mourinha, Pontal, Quatro Estradas, Quinta do Amparo e Vendas.

Após a representação das peças, as crianças participam em ateliês de teatro dinâmicos e interactivos, onde irão desenvolver os temas abordados em cada espectáculo, uma vez que a componente educativa é parte integrante do projecto.

A Companhia de Teatro Mestre Filipe Marionetas traz o clássico “O Soldadinho de Chumbo”, que fala de amor, da estima pelos brinquedos e da magia de brincar, sem esquecer sentimentos como o amor, a perda, o ciúme, a coragem, a alegria e a grande aventura que é a vida.

A mesma Companhia apresenta ainda “A meia desemparelhada”, espectáculo de marionetas de luva construídas com meias, que conta a história do fabrico de algodão e sensibiliza as crianças a aproveitarem as meias que não tenham par.

O divertido conto tradicional “O macaco do rabo cortado” será representado pela Companhia de Teatro Lendias d´Encantar, girando em torno de um macaquinho que, para ser igual a todos quantos o rodeiam, decide cortar o rabo. A partir daí vê-se envolvido num rodopio de trocas e baldrocas de onde, regra geral, sai sempre a perder.

Na peça de teatro de fantoches “É um regalo na vida à beira d’água morar”, o Centro Dramático Bernardo Santareno leva as crianças a pensarem sobre a poluição da água e do ambiente, de forma divertida e didáctica.

No espectáculo “Aludências Aparudem”, o TIPO – Teatro Infantil de Portimão narra o caso de um malabarista e uma pintora que habitam lado a lado, mas que se menosprezam e desvalorizam, até ao momento em que descobrem os valores e as virtudes nas diferentes qualidades de cada um, iniciando assim uma grande amizade.

Por fim, A Gaveta propõe a peça “O sonho de Caramel”, que conta a história de uma miúda traquina que só está bem a fazer disparates… Um dia tem um sonho, com uma menina que vem do futuro que lhe explica que, que se os meninos do presente não fizerem nada para o evitar, encontrarão no futuro um mundo todo destruído, feio e triste.

 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,464,915