Notícias
BOLSA DE INVESTIGAÇÃO
Encontra-se aberto concurso na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa para atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) no âmbito do Projecto PTDC/HIS-ARQ/098164/2008, coordenado pelo Prof. João Zilhão, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Concurso para atribuição de Bolsa de Investigação (BI) no âmbito do projecto
O PALEOLÍTICO MÉDIO DO SISTEMA CÁRSICO DO ALMONDA
PTDC/HIS-ARQ/098164/2008 (UNIARCH – Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa)
Encontra-se aberto concurso na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa para atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) no âmbito do Projecto PTDC/HIS-ARQ/098164/2008, coordenado pelo Prof. João Zilhão, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
1. Descrição da bolsa e objectivos a atingir pelo candidato
A bolsa pretende oferecer formação científica prática na área da Arqueologia do Paleolítico, designadamente através da realização de trabalho de campo (escavação e prospecção) e de laboratório (estudos de tecnologia e tipologia de indústrias do Paleolítico Médio, tafonomia lítica e remontagens, determinação e proveniência de matérias-primas). O objectivo concreto será o estudo da cultura material das populações que habitaram as diferentes jazidas do sistema cársico da nascente do Almonda ao longo do Plistocénico Médio e do Plistocénico Superior.
Estas actividades envolvem conhecimento prévio das técnicas de escavação e prospecção arqueológica e da metodologia de análise das indústrias líticas paleolíticas, bem como facilidade de trabalho com programas informáticos de registo, tratamento e apresentação de dados (folha de cálculo, bases de dados, SIG, estatística). O trabalho a desenvolver pelo candidato será orientado por João Zilhão e Francisco Almeida.
No final do período de formação, o candidato deverá ter conseguido competências no âmbito de:
-
concepção de protocolos de estudo de materiais líticos provenientes de escavações arqueológicas;
-
aplicação dos conhecimentos prévios e dos protocolos de análise à comprovação/rejeição de hipóteses científicas relacionadas com o objectivo de estudo;
-
escrita de artigos científicos e/ou elaboração de tese.
A bolsa terá a duração de 12 meses. A bolsa poderá ser renovada por igual período.
O desempenho de funções a título de bolseiro é efectuado em regime de dedicação exclusiva, ao abrigo do Artº. 5º do Estatuto do Bolseiro de Investigação disponível em
http://www.fl.ul.pt/lex/regulamento_bolsas.htm
2. Categorias de destinatários
Este concurso destina-se a licenciados com uma formação forte em Arqueologia Paleolítica, muito particularmente na área dos estudos de tipologia e tecnologia do Paleolítico Médio. Será dada preferência a candidatos que tenham experiência prática comprovada na escavação e estudo de jazidas portuguesas desta época e apresentem um projecto de tese de doutoramento convergente com o trabalho a desenvolver no âmbito da Bolsa. Serão consideradas a experiência de investigação prévia bem como a participação em encontros científicos internacionais e em actividades de formação nas áreas científicas relevantes.
3. Componentes financeiras
O subsídio mensal da Bolsa será de 745 € (setecentos e quarenta e cinco euros). A bolsa será paga mensalmente por transferência bancária.
4. Apresentação das candidaturas
O prazo para apresentação de candidaturas decorre de 1 a 30 de Abril de 2010.
As candidaturas deverão ser apresentadas por carta de motivação e acompanhadas de:
- documentos comprovativos de que o candidato reúne as condições exigíveis para o tipo de bolsa, nomeadamente certificado de habilitações;
- curriculum vitae do candidato, com indicação detalhada
. da formação académica obtida, nomeadamente, no que respeita a mestrado, dos seminários frequentados, dos docentes que os leccionaram, da avaliação obtida e do projecto de tese de mestrado em curso ou já concluído, respectiva orientação e avaliação (se aplicável);
. do projecto de tese de doutoramento em curso e respectiva orientação (se aplicável);
. da participação em encontros científicos internacionais, indicando a natureza da participação;
. da experiência profissional ou de investigação na área da Arqueologia do Paleolítico Médio;
- fotocópia do Bilhete de Identidade.
A documentação deverá ser enviada por correio e por e-mail para:
João Zilhão
UNIARCH, Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa,
Alameda de Universidade, 1600-214 Lisboa
joao.zilhao@gmail.com
O envio por e-mail deverá solicitar a confirmação da recepção da mensagem.
5. Critérios de avaliação
A avaliação será realizada com base nos seguintes critérios de avaliação:
-
experiência prévia em actividades de investigação;
-
natureza e objectivos do projecto individual de investigação em curso (âmbito da sua convergência com os objectivos da Bolsa);
-
parte curricular do mestrado e avaliação obtida nos seminários das áreas científicas relevantes;
-
natureza do projecto de tese de mestrado e avaliação obtida (caso a tese já tenha sido defendida);
-
participação em encontros científicos internacionais e actividades de formação;
-
facilidade de trabalho com programas de apresentação de estímulos, de análise estatística e bases de dados.
6. Processo de selecção de candidaturas
Os resultados da avaliação das candidaturas serão divulgados até 15 dias úteis após o termo do prazo de apresentação das candidaturas, mediante projecto de lista ordenada, que será afixada nos locais de estilo e publicitada na página electrónica da FLUL domiciliada na Internet.
(http://www.fl.ul.pt/investigacao/bolsas_flul.html)
Do projecto de lista de classificação final podem os candidatos reclamar no prazo de 10 dias úteis contados da sua afixação/publicitação.
O modelo de "Contrato de Bolsa" e o "Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da FLUL" encontram-se disponíveis para consulta na Unidade de Projectos e Candidaturas da Divisão de Gestão Financeira e Patrimonial da Faculdade. O Regulamento está também disponível on-line em http://www.fl.ul.pt/lex/regulamento_bolsas.htm.