Notícias
CLEAN FEED: MAIS DO QUE UMA EDITORA
A CLEAN FEED decidiu saltar da montra da loja Trem Azul (Rua do Alecrim, Lisboa) para a rua, com o fim de se apresentar ao público que a mais desconhece: o público português.
A CLEAN FEED decidiu saltar da montra da loja Trem Azul (Rua do Alecrim, Lisboa) para a rua, com o fim de se apresentar ao público que a mais desconhece: o público português.
Galardoada recentemente com o Prémio de Melhor Disco pela Sociedade Portuguesa de Autores (Space Grace – Dennis González e João Paulo – Clean Feed 144), a CLEAN FEED é reconhecida internacionalmente pelas principais publicações da especialidade (Downbeat, Allaboutjazz e a Jazz Journalists Association) como uma das melhores editoras de jazz do mundo, contando no seu catálogo com mais de 170 álbuns de músicos como Evan Parker, Anthony Braxton, Joe Morris, Elliott Sharp, Tony Malaby ou ainda os portugueses Bernardo Sassetti, Carlos Barreto, Júlio Resende e Carlos Zíngaro.
Criada em 2001, quando a crise da indústria discográfica já se deixava adivinhar, a CLEAN FEED assumiu-se nos últimos 9 anos como uma agência de programação e de promoção de concertos. A CLEAN FEED destaca-se hoje por tornar o jazz contemporâneo mais presente nos palcos europeus e norte-americanos e por consequência por tornar o jazz contemporâneo mais conhecido do público.
A CLEAN FFED organiza anualmente em Nova Iorque o CLEAN FEED FEST, que vai já na 5ª edição e que este ano terá uma extensão em Chicago (Maio 2010). A CLEAN FEED está ainda presente no festival Utrecht Jazz Fest, na Holanda, com o CLEAN FEED DAY (quinta-feira, 11 de Março) e em festivais na Eslovénia (Jazz Festival Ljubljiana) e em Espanha (Madrid e Barcelona).
Em Portugal, a CLEAN FEED é responsável pela programação do Jazz às Quintas, no Centro Cultural de Belém, e do Seixal Jazz Clube, aos quais se juntam ainda participações no âmbito de festivais, ou isoladamente, por todo o país (Braga, Coimbra, Portalegre, Portimão, Ponta Delgada, e Porto entre outros).
A espreitar o 10º aniversário em 2011, a CLEAN FEED vai começar já a celebrar a sua década de existência com o lançamento, durante o mês de Abril, dos discos da Ínclita Geração do Jazz português: TGB (Alexandre Frazão, Mário Delgado e Sérgio Carolino), Carlos Bica e Carlos Barreto.
Génese da CLEAN FEED
A CLEAN FEED nasceu em 2001 pelas mãos de uma equipa com experiência na indústria discográfica, entre os quais Pedro Costa, ex-coordenador das secções de jazz das lojas Valentim de Carvalho e da secção de música da FNAC. Hoje a equipa da CLEAN FEED é composta por Pedro Costa, Carlos Costa, Hernâni Faustino, Ilídio Nunes, Jorge Travassos e Madalena Borges. Com sede na loja Trem Azul, na Rua do Alecrim, em Lisboa, a CLEAN FEED pretende continuar a marcar o jazz contemporâneo, acima de tudo, com a sua paixão e dedicação.
Para mais informações, consulte:
http://www.cleanfeed-records.com/