"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

BD INVADE CENTRO DE ARTES DE SINES

O Centro de Artes de Sines (CAS) celebra a banda desenhada portuguesa em Março e Abril, com exposições, visitas e ateliês dedicados à nona arte.

O Centro de Artes de Sines (CAS) celebra a banda desenhada portuguesa em Março e Abril, com exposições, visitas e ateliês dedicados à nona arte.

Patente entre 6 de Março e 4 de Abril, e visitável todos os dias entre as 14h00 e as 20h00, no foyer -1 do CAS, a exposição “Arte aos Quadradinhos” reúne numa só três mostras dedicadas a autores portugueses de banda desenhada pertencentes à colecção do Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem (CNBDI) da Amadora.

A primeira mostra é a Retrospectiva de Miguel Rocha (n. 1968), que nos introduz à quase totalidade dos trabalhos do autor, vencedor, em 2006, dos prémios Melhor Álbum, Melhor Desenho, Melhor Argumento e Prémio Juventude do Festival Internacional de BD da Amadora com “Salazar - Agora, na hora da sua morte”.

A segunda mostra, Intuições, traz-nos José Carlos Fernandes (n. 1964), o autor de “A pior banda do mundo”, série de rara perspicácia e de uma ironia quase cruel, em que referências literárias e filosóficas se conjugam de forma estranhamente harmoniosa com a narrativa gráfica.

Finalmente, Traços Miúdos - BD Infantil Portuguesa, aborda autores nacionais de várias gerações, que, ao longo da sua carreira, tiveram a preocupação de utilizar uma linguagem gráfica dirigida para os mais novos: Sérgio Luís, António Cardoso Lopes (Tiotónio), Fernando Bento, Eduardo Teixeira Coelho, Cottinelli Telmo, Güi Manuel, Stuart Carvalhais, José Ruy, Catherine Labey, Artur Correia, Zé Manel e Augusto Trigo, e, mais recentemente, Ricardo Ferrand, Pedro Leitão e José Abrantes.

Mas as exposições não ficam por aqui. De 6 de Março a 12 de Abril, no espaço da Biblioteca Municipal de Sines, está patente “BD's de Abril”, produzida pelo Centro Nacional de BD e Imagem a propósito das comemorações dos 30 anos da Revolução dos Cravos. Na exposição, podem ser apreciados trabalhos de diversos autores portugueses e estrangeiros: Artur Correia, José Garcês, Nuno Saraiva, Alain Corbel, José Carlos Fernandes, Pedro Burgos, Miguel Rocha, José Ruy, André Carrilho, Urs Landis, Georges Pichard, entre outros.

Entre 8 e 12 de Março, a propósito de exposição “Arte aos Quadradinhos”, a Hora do Conto leva à comunidade escolar cinco livros em cinco dias diferentes que, posteriormente, os alunos converterão em BD.

No dia 16 de Março, na Biblioteca Municipal, acontece “As Aventuras de Zé Leitão e Maria Cavalinho”, workshop de apresentação e interpretação das obras de BD de Pedro Leitão, com a presença do autor, destinado aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico.

No dia 27 de Março, também na Biblioteca Municipal, André Oliveira ministra uma Oficina de BD para os adultos e jovens a partir dos 15 anos que desejem adquirir as noções teórico-práticas fundamentais da BD, do argumento ao desenho.

Até à segunda quinzena de Abril o programa completa-se com duas visitas-ateliês.

A visita-ateliê “BD – Em Traços Miúdos”, de 9 a 15 de Março, propõe um percurso pelas exposições patentes no Centro com o objectivo de, no final, os grupos inscritos (pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos do ensino básico) criarem os seus próprios heróis e aventuras.

Entre 5 e 12 de Abril, as crianças do pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos do ensino básico podem subir à Biblioteca Municipal para uma visita-ateliê à exposição BD’s de Abril, num périplo por este período tão marcante e importante da história de Portugal, cuja força dinâmica, colorida e interactiva também transbordou para a banda desenhada.

Mais informações
Tel. 269 860 080
www.centrodeartesdesines.com.pt

 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,466,383