"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

VISITAS TEMÁTICAS NO MOSTEIRO DE S. VICENTE DE FORA

Procurando estabelecer a relação entre o monumento e os seus diversos públicos, o Serviço Educativo do Mosteiro de S. Vicente de Fora promove um programa de visitas guiadas temáticas, centradas na história do monumento e seu acervo museológico.

Procurando estabelecer a relação entre o monumento e os seus diversos públicos, o Serviço Educativo do Mosteiro de S. Vicente de Fora promove um programa de visitas guiadas temáticas, centradas na história do monumento e seu acervo museológico. Planeadas em função das características de cada grupo, dirigem-se a todos os tipos de público, oferecendo programas estruturados de acordo com objectivos de natureza escolar, lúdica ou académica. Em abordagens de carácter geral, histórico ou artístico, apresentam-se assim como uma nova proposta de acção educativa e cultural da cidade de Lisboa, capaz de incutir nos visitantes, não apenas o conhecimento da História, como também a dimensão espiritual e estética presente nos diversos itinerários propostos. Dando particular destaque aos diversos períodos artísticos representados, promovem a estreita articulação entre a história do mosteiro, da cidade e do Patriarcado de Lisboa.
 
 
 1. CONHECER O MOSTEIRO

Percurso geral pelo mosteiro de S. Vicente de Fora, incide na sua história e quotidiano, desde o período medieval até à época contemporânea. Monumento que se assume como um legado à cidade de Lisboa, desde a sua fundação no século XII, abre-se agora à cidade, convidando os visitantes a conhecerem a história (e as estórias) que as suas paredes encerram. Venha desfrutar desta visita temática e contemplar a magnífica panorâmica sobre Lisboa.
 
Percurso: Do mosteiro medieval à afirmação de uma nova dinastia (Cisterna, Portaria); Do esplendor joanino ao período contemporâneo (Sacristia, Panteões dos Bragança e dos Patriarcas); O mosteiro e a cidade (Terraço panorâmico).
 
 2. A IGREJA LISBONENSE 

O Museu de S. Vicente de Fora, aberto ao público desde os anos 90 e tutelado pelo Patriarcado de Lisboa, pretende dar a conhecer, através sua exposição permanente, a história da Igreja Lisbonense e dos Patriarcas. Integrando na sua colecção peças de pintura, escultura, ourivesaria e paramentaria, de uso pessoal e litúrgico dos Patriarcas de Lisboa, é numa perspectiva museológica que se apresenta a sinopse histórica do tema.
 
Percurso: Até à Fundação da Nacionalidade; Do período Medieval à época Moderna; A Igreja Patriarcal de Lisboa; Época Contemporânea; Galeria dos Patriarcas.
 
 3. ARTE E ARQUITECTURA 

Partindo dos vestígios arqueológicos do mosteiro românico, o itinerário em torno da Arte e Arquitectura de S. Vicente de Fora transporta o visitante num percurso pela sua evolução artística. Monumento que se assume como um dos mais qualificados repositórios da arte nacional, será nos claustros que se promove um primeiro contacto com o “novo” mosteiro filipino, e a partir dos quais se desenvolve esse périplo artístico, oscilante entre a depuração das linhas maneiristas e o esplendor do barroco joanino.
 
Percurso: O Mosteiro Medieval (Cisterna); O Mosteiro Maneirista (Claustros); O Mosteiro Barroco (Portaria, Sacristia, Capela do Cardeal).
 
 4. SEPULTAMENTOS E MEMÓRIA

Estão sepultados em S. Vicente de Fora alguns dos maiores protagonistas da história de Portugal. Entre lápides e imponentes monumentos fúnebres, de clérigos, cruzados ou monarcas, o percurso estabelece a ligação entre a história dos seus protagonistas e as gramáticas artísticas com que, desde a conquista de Lisboa ao Estado Novo, foram executadas as suas últimas moradas.
 
Percurso: A sacralidade do lugar (Portaria); Cónegos e Cruzados (Claustros, Lápides); Poder e Memória (A Capela do Cardeal e dos Meninos de Palhavã, O Panteão dos Bragança e dos Patriarcas).
 
 5. AZULEJARIA BARROCA

O Mosteiro de S. Vicente de Fora possui a maior colecção mundial de azulejaria barroca concentrada num mesmo edifício, desde a sua fase inicial, passando pelo máximo esplendor do período Joanino, até à exuberância dos ornamentos rocaille. Venha percorrer dois séculos de excelência decorativa, conhecendo os mestres e as obras que fizeram progredir uma das mais marcantes expressões da arte nacional.
 
Percurso: Do Barroco Inicial ao Ciclo dos Mestres (Escadaria do Cardeal, Portaria); A Grande Produção Joanina (Claustros, Escadaria dos Sinos); Do Rococó às Últimas Manifestações (Sala do Concelho, Galeria das Fábulas).


CONTACTOS
Centro Cultural do Patriarcado de Lisboa
Campo de Santa Clara, 1100-472 Lisboa
Tel. : 218810500 | Fax : 218810555
Email : n.martins.ccultural@patriarcado-lisboa.pt

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Nuno Martins
De 3ª a 6ª feira
Das 10h00 às 17h00

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,466,362