Notícias
CICLO DE MÚSICA DEDICADO A SCHUMANN
Por ocasião da passagem do 200º aniversário do nascimento de Robert Schumann e dos 350 anos da colocação da primeira pedra da Igreja do Colégio, a Câmara Municipal de Portimão promove neste edifício religioso um ciclo de concertos de música clássica, inspirado na vida e obra daquele compositor alemão e que decorrerá ao longo de 2010.
Ciclo de música dedicado a Schumann
prossegue com um concerto comentado
7 de Março - 18h30 - Igreja do Colégio, Portimão
Por ocasião da passagem do 200º aniversário do nascimento de Robert Schumann e dos 350 anos da colocação da primeira pedra da Igreja do Colégio, a Câmara Municipal de Portimão promove neste edifício religioso um ciclo de concertos de música clássica, inspirado na vida e obra daquele compositor alemão e que decorrerá ao longo de 2010.
Objecto de recente requalificação por parte do Município de Portimão, a Igreja do Colégio reúne as melhores condições para acolher eventos culturais e artísticos, em particular concertos de música clássica, possuindo características acústicas excepcionais.
O próximo concerto está marcado para 7 de Março, às 18h30, com actuação de João Pedro Cunha (violino), Rui Gonçalves (violino), João Miguel Cunha (viola de arco), Zourab Kala (violoncelo) e João Luís Rosa (piano), que interpretarão a Sonata para Piano e Violino n.º 1 em Lá menor, op 105 e o Quarteto em Lá menor, Opus 41, n.º 1, ambos de Robert Schumann, assim como Três Romances, opus 22, obra criada pela esposa do compositor, Clara Schumann.
O violinista João Pedro Cunha irá comentar as obras de Schumann - D. R.
Robert Schumann tornou-se num paradigma do romantismo musical germânico devido à sua obra, através de composições guiadas por reflexão subjectiva e intensa introspecção, enquanto Clara Schumann - ignorada pela História devido ao facto de ser mulher – produziu peças musicais de elevada qualidade, profundamente expressivas e com um consistente fio condutor de planejada nobreza.
Estes e outros factos serão comentados por João Pedro Cunha, na introdução a cada uma das peças musicais que constituem o programa do concerto.