Notícias
VENCEDORES DO FESTIVAL DE BERLIM ESTREIAM-SE EM PORTUGAL
Vencedores do Urso de Ouro de Melhor Filme (Honey, Semih Kaplanoglu) e de Melhor Actriz (Caterpillar, Koji Wakamatsu) da 60ª Edição do Festival de Berlim estreiam-se em Portugal pela Clap Filmes
Vencedores do Urso de Ouro de Melhor Filme (Honey, Semih Kaplanoglu)
e de Melhor Actriz (Caterpillar, Koji Wakamatsu) da 60ª Edição do
Festival de Berlim estreiam-se em Portugal pela Clap Filmes
Considerado o melhor filme da competição em Berlim, Honey (Bal), com realização do turco Semih Kaplanoglu, um dos mais prolíferos realizadores, argumentistas e produtores em acção actualmente na Turquia, passa-se numa isolada área montanhosa onde Yusuf, um menino de 6 anos, deixa de falar depois de o pai apicultor ter partido numa missão de trabalho. O filme venceu o Urso de Ouro do certame e ainda o prémio Ecuménico do Júri para o melhor filme na competição.
Caterpillar, do cineasta japonês Koji Wakamatsu, recebeu a distinção do Urso de Ouro de Melhor Actriz pela interpretação de Shinobu Terajima no papel de Shigeko. Ela é a mulher de Lieutenant Kurokawa que regressou a casa depois da Segunda Guerra sem braços nem pernas.
O Festival de Berlim realizou-se entre 11 a 21 de Fevereiro com o júri internacional presidido pelo realizador alemão Werner Herzog.
Além destes, a CLAP Filmes já anunciou a estreia de Cell 211 recentemente distinguido com 8 prémios Goya, dos quais se salientam as categorias de melhor filme, melhor realizador, melhor argumento adaptado e melhor actor. O filme do espanhol Daniel Mozón, com data de estreia portuguesa marcada para Maio, retrata a revolta dos prisioneiros de retrata a revolta dos prisioneiros de uma penitenciária espanhola.
A obra, adaptada do romance com o mesmo nome de Francisco Pérez Gandul, conta com um elenco composto por Carlos Bardem, Luis Tosar e Marta Etura.