Notícias
FILIPA CÉSAR VENCE BES PHOTO
Filipa César é a vencedora da 6ª edição do Prémio BES photo, uma iniciativa do Banco Espírito Santo (BES) em parceria com o Museu Colecção Berardo.
Filipa César é a vencedora da 6ª edição do Prémio BES photo, uma iniciativa do Banco Espírito Santo (BES) em parceria com o Museu Colecção Berardo.
O BES photo, com um prémio para o vencedor de 25 mil euros, é considerado um dos mais prestigiantes ao nível da arte contemporânea em Portugal – um reconhecimento alcançado pela receptividade do público e pela inquestionável qualidade dos artistas seleccionados bem como pelos trabalhos apresentados ao longo das seis edições realizadas.
Coube ao júri de premiação do Prémio BES photo 2009 constituído por José Gil, Professor universitário, filósofo, ensaísta e ficcionista; Alberto Anaut, Director de La Fábrica e Presidente do PhotoEspaña e Marcel Feil, Curador do FOAM – Fotografiemuseum Amsterdam; a difícil tarefa de escolher o vencedor, destacando a qualidade da exposição e do novo formato do catálogo apresentado nesta edição.
O júri realça a qualidade do trabalho desenvolvido por cada um dos participantes – André Cepeda, Filipa César e Patrícia Almeida.
Na opinião do Júri, a escolha de Filipa César para vencedora da 6ª edição “resulta da criação de um objecto ímpar. Pela maneira inédita de tratar múltiplos problemas – a história de Portugal, a censura e a moral salazarista, o degredo, a homossexualidade feminina, o trabalho e a matéria – cruzando narrativas com a geografia e construindo imagens em que o a-humano, o elementar, o cósmico, contaminam com um fora inatingível, a acção do homem.”
A exposição BES photo2009 estará patente ao público no Museu Colecção Berardo até ao próximo dia 4 de Abril.
Esta iniciativa que, ao longo das suas seis edições, tem dado a conhecer trabalhos inéditos dos mais consagrados artistas portugueses, é hoje sinónimo do que de melhor se faz em fotografia no nosso País. O prémio BES photo tem-se afirmado como um evento único no panorama cultural português pelo incondicional apoio prestado na difusão da arte contemporânea nacional.
SOBRE FILIPA CÉSAR
Filipa César, (Porto, 1975. Vive e trabalha em Berlim) tem vindo a explorar os aspectos ficcionais do género documental, tendo no passado produzido trabalhos em vídeo como F for Fake, Rapport, Le Passeur e The Four Chambered Heart que transversalmente abordam a porosidade entre memória-real e memória-cinematográfica assim como as políticas de produção da imagem em movimento e a consequente recepção pública.
Exposições Individuais (Selecção): 2009 'The Four Chambered Heart', Cristina Guerra Contemporary Art, Lisboa, 2008 'Le Passeur', Project Room, Foundação,Ellipse, Lisboa, 2007 'Rapport Raccord', Galeria Distrito Cuatro, Madrid 2006 'Filipa César', Mai 36, Zurich 2005 ‘F for Fake’, Cristina Guerra Contemporary art, Lisboa; ‘Ringbahn’, Museu Serralves, Porto 2004 ‘Berlin Zoo, Part 02’, Project Space, Karlsplatz- Kunsthalle, Viena; ‘Transmediterráneo’, Centre d’Art Santa Mónica, Barcelona
Exposições colectivas(Selecção): 2009 Look Again, Tabakera, São Sebastião 2008 1. Prag Triannale, Re-Reading the Future, National Gallery, Praga 2007 'In the Eye of the Storm', St. Gallen Museum, St. Gallen 2006 ‘Concrete Language’, CAG, Vancouver 2005 ArtUnlimited, Basel; ‘Temporary Import’, Artforum, Berlim 2004 ‘Video Zone’, 2. Video Art Biennial, Center for Contemporary Art, Tel Aviv; ‘Close by’, Mai 36, Zurique 2003 ‘Poetic Justice’ 8. Istanbul Biennial
Festivals and Video Programs (Selecção): 2008 Rencontre International Paris-Madrid-Berlin 2007 'Summer Art University', Tate Modern, Londres; 2005 In Progress, 58. Internationales Film Festival in Locarno, Locarno
Bibliografia (Selecção): 2008 Maccabe, Colin, 'Birth of a Cinema' ed. Fundação Ellipse 2007 Sergio Edelsztein, 'Filipa César' Ice Cream, ed. Phaidon 2006 Antje Weitzel, ‘Two or Three Thing I Know about Her...’, Schwerin Museum 2005 João Fernandes, ‘Filipa César’s Video-situations: exception and rule’, ed. Museu Serralves, Porto 2004 Reinhard Spieler, ‘In-between realities’, Franz Gertsch Museum, Berna
SOBRE O BES PHOTO
O BES photo, uma iniciativa do Banco Espírito Santo em parceria com o Museu Colecção Berardo que conta já com 6 edições, visa premiar artistas portugueses ou residentes em Portugal, que tenham apresentado trabalhos no âmbito fotográfico, num determinado período.
Esta iniciativa desenvolve-se com a realização de uma exposição conjunta de artistas previamente seleccionados pelo Júri de Selecção e culmina com a atribuição do Prémio BES Photo ao artista vencedor, escolhido pelo Júri de Premiação. Helena Almeida foi a vencedora da 1ª edição, em 2004, José Luís Neto venceu em 2005, Daniel Blaufuks em 2006, Miguel Soares em 2007 e Edgar Martins em 2008.
Ao promover iniciativas que contribuem para a mais ampla divulgação da excelência da arte suportada por fotografia, o BES pretende ser um agente activo no desenvolvimento das artes plásticas em Portugal. Esta iniciativa vem reforçar o compromisso assumido pelo Banco em promover a cultura portuguesa, um compromisso antigo no Grupo BES mas que pretende ser permanentemente renovado, estimulado e alinhado com o posicionamento da marca: moderna, em evolução, abrangente e com projecção junto dos diferentes segmentos da sociedade.