Notícias
PAVILHÃO GIMNODESPORTIVO DE PORTIMÃO VAI GANHAR VIDA NOVA
O Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Portimão vai ser alvo de uma profunda requalificação, que tornará o espaço mais amplo e moderno, num investimento que ronda os 1,3 milhões de euros.
O Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Portimão vai ser alvo de uma profunda requalificação, que tornará o espaço mais amplo e moderno, num investimento que ronda os 1,3 milhões de euros.
As obras de beneficiação agora iniciadas, da responsabilidade da Câmara de Portimão, permitirão que o equipamento ganhe uma nova dinâmica e uma imagem mais moderna, para a qual em muito contribuirá a profunda intervenção prevista para a fachada e o interior do edifício.
O objetivo é tornar o Pavilhão, construído em 1983, mais apelativo à prática desportiva, prevendo-se a sua divisão em zonas distintas, com os serviços de apoio e as salas de actividades a ficarem distribuídos em redor da nave principal.
Serão criados quatro balneários de apoio, quatro salas de desporto com seis balneários, quatro instalações sanitárias públicas e uma para árbitros, duas casas de banho para pessoas com deficiência, duas áreas de atendimento e uma secretaria.
No total, as bancadas terão 325 lugares, dos quais 14 destinados a espectadores com mobilidade condicionada e seus acompanhantes. Ainda a pensar nos cidadãos com limitação motora, os percursos e corredores no recinto contarão com mais espaço, estando também prevista a harmonia entre o campo de jogos e o espaço exterior.
O atual teto vai ser totalmente removido, sendo substituído por placas de alumínio com poliuretano, que irão possibilitar ao edifício melhor climatização, sonorização e iluminação, de acordo com a legislação em vigor.
De resto, o material a utilizar nestes trabalhos de requalificação será todo de fácil manutenção e longa durabilidade, de modo a assegurar aos utilizadores mais conforto e segurança, sendo ainda de destacar que, no que toca à poupança energética, o Gimnodesportivo terá um sistema de gás natural e painéis fotovoltaicos, o que o tornará um edifício amigo do ambiente.
A intervenção deverá ter uma duração de cerca de 10 meses e insere-se no âmbito do futuro Parque Urbano a construir na Horta do Palácio, em pleno centro da cidade de Portimão, que acolherá diversos serviços públicos integrados numa área com 5 hectares de espaços verdes e de lazer.
Por seu turno, a Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Portimão transitou para o nº 5 da Rua Oceano Atlântico, localizada na Urbanização Encosta da Marina, enquanto o restaurante que existia no Pavilhão Gimnodesportivo passa a funcionar na Casa das Artes.