Notícias
NOVOS PALCOS NO METRO DO PORTO
«Música na Rua» é um projecto conjunto do Metro do Porto, da Câmara Municipal do Porto/Porto Lazer, da Casa da Música e da SPOT e tem como objectivos a promoção de novos talentos e a animação musical nas estações da rede do Metro e em novos palcos da cidade.
"Música na Rua": inscrições até 15 de Fevereiro
«Música na Rua» é um projecto conjunto do Metro do Porto, da Câmara Municipal do Porto/Porto Lazer, da Casa da Música e da SPOT e tem como objectivos a promoção de novos talentos e a animação musical nas estações da rede do Metro e em novos palcos da cidade. A «Música na Rua» arranca com «castings» nos dias 19 e 20 de Fevereiro e com concertos diários a partir de 1 de Março.
À semelhança do que sucede nos sistemas de metropolitano de cidades como Londres, Paris, Nova Iorque ou Barcelona, também no Metro do Porto a música passa a ter um lugar reservado e os novos talentos musicais encontram condições para actuar regularmente perante um público entusiasta e participativo. Na rede do Metro do Porto circulam diariamente cerca de 200 mil pessoas - 60 por cento das quais com idades compreendidas entre os 15 e os 35 anos.
«Música na Rua» nasce da iniciativa conjunta do Metro do Porto, da Câmara Municipal do Porto, através da Porto Lazer, e da Casa da Música, que co-organizam esta iniciativa e, em parceria, impulsionam a divulgação musical associada à animação na cidade. A produtora SPOT encarrega-se da gestão executiva do projecto.
Nesta primeira fase da «Música na Rua» estão abertas as inscrições para as audições de músicos e bandas. Através do site www.metrodoporto.pt, é possível aceder ao regulamento e à ficha de inscrição. Por princípio, o projecto está aberto a toda a comunidade. Não há uma música favorita: todos os géneros, feitios ou tipos são bem-vindos. Desde a música clássica até ao jazz, ao folk, ao rock, ao pop, ou ao reggae, todos os formatos são aceites. O mais importante é fazer e divulgar a Música.
O «casting» está marcado para os dias 19 e 20 de Fevereiro, em horário a divulgar, e tem como palco a Estação de S. Bento do Metro do Porto. Depois de dois dias de audições, o júri (composto por elementos designados pelas várias entidades organizadoras), divulgará os músicos e bandas escolhidos para o alinhamento de concertos nas estações.
Os concertos arrancam no dia 1 de Março, numa base diária (de segunda a sexta-feira), nos períodos horários 11H00/14H00 e 17H00/20H00, nas estações do Metro da Trindade, do Bolhão e da Casa da Música. Cada músico/banda actuará uma vez por semana, promovendo-se a rotatividade dos diversos intérpretes pelos palcos destas três estações.
Para além da promoção que a actuação em espaços públicos confere, «Música na Rua» oferece a todos os participantes a possibilidade de lançarem a sua carreira no mundo da música. Aos melhores músicos e bandas será dada a oportunidade de participar em concertos organizados ou promovidos pela Porto Lazer - designadamente no Porto Sounds -, bem como em outras iniciativas fomentadas pela organização e por patrocinadores do projecto, que brevemente serão divulgadas.
Através de um sistema de votações por SMS, o público poderá votar nos seus músicos e bandas preferidos. Em simultâneo, o sistema de votações por SMS gerará uma receita que reverterá integralmente a favor do projecto "Pular a Cerca na Companhia do Rugby" (Cerco do Porto), que visa juntar crianças e jovens, agentes policiais, e o Grupo Beatbox Ensemble, num projecto musical que tem por base o Beatbox e a Percussão. Músicos, bandas e público integram assim o espírito de valorização social a que «Música na Rua» se associa.
Numa primeira fase, «Música na Rua» é uma iniciativa que se desenvolve exclusivamente no interior das estações do Metro. A partir do Verão, a música sobe à rua, passando os palcos a estar localizados junto aos acessos a algumas das principais estações.