Notícias
TEATRALIA 2010
De 30 janeiro a 10 de fevereiro, o Teatro Art’ Imagem estará em digressão por Espanha, país onde apresentará o espectáculo “História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar”.
De 30 janeiro a 10 de fevereiro, o Teatro Art’ Imagem estará em digressão por Espanha, país onde apresentará o espectáculo “História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar”. Estas apresentações inserem-se no TEATRALIA 2010 - Festival de Artes Escénicas para Niños y Jovenes.
Neste prestigiado e dos mais importantes Festivais de Teatro da Europa dedicados à infância e juventude, a nossa companhia apresentará a sua criação nos seguintes dias e espaços:
Centro Cultural Pilar Miró, em Madrid nos dias 30 e 31 janeiro e 1 e 2 fevereiro.
Auditório Pilar Barden, em Rivas Vaciamadrid, no dia 7 fevereiro.
Corral de Comedias, em Alacaná de Henares, no dia 10 fevereiro.
Recorde-se que “História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar” é um espectáculo destinado a todos os públicos que, desde a sua criação, tem obtido um grande sucesso e adesão no nosso país, tanto em termos de público como de espaços de programação teatral.
Para esta sua apresentação no âmbito do Festival “Teatralia 2010”, o espectáculo foi adaptado e trabalhado pelo Teatro Art’ Imagem para ser interpretado em castelhano.
História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar”, concebido a partir do texto de Luís Sepúlveda, tem dramaturgia e encenação de Pedro Carvalho e Valdemar Santos, interpretação e manipulação de objectos de Flávio Hamilton, Pedro Carvalho, Teresa Alpendurada e Valdemar Santos, direcção musical de Carlos Adolfo e concepção plástica de Sandra Neves.
Malditos Homens, mas não todos... ou Uma fábula na plateia e no palco
A “História de uma Gaivota e do Gato que a ensinou a voar” é um espectáculo para todos os públicos e para aqueles “que à beira do vazio compreenderam que só voa quem se atreve a fazê-lo”.
Na plateia uma instalação audiovisual é a ante-câmara do espectáculo, que nos remete para o universo fantástico do mundo animal. Segue-se o prólogo trágico da peça representado numa curta metragem vídeo que invade o palco fazendo a fusão com a coreografia de silhuetas, vultos e sombras. Depois vem a história contada por marionetas de polioretano flexível que permitem uma manipulação directa e uma estreita relação de cumplicidade com os actores que lhe dão vida.
A história desenrola-se numa cenografia móvel e em micro-escala, onde as atmosferas sonoras e as nuances de luz e de sombras sublinham a plasticidade e oferecem o relevo e o “zoom” ao espectáculo.
Esta fábula ecológica e social escrita por Luís Sepúlveda representa o regresso do Teatro Art'Imagem ao universo dos objectos, dos actores e das formas animadas.
Teatro Art' Imagem
Rua da Picaria, 89, 4050-478 Porto
T. 22 208 40 14 - F. 22 208 40 21
Quinta da Caverneira - Águas Santas, Maia
E. producao@teatroartimagem.org
W. www.teatroartimagem.org