"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

EXPOSIÇÕES NO CMC DE PONTA DELGADA

O Centro Municipal de Cultura (CMC) de Ponta Delgada tem as três salas esgotadas para este ano, com um total de 17 exposições, e já está a começar a preparar a programação para 2011.

O Centro Municipal de Cultura (CMC) de Ponta Delgada tem as três salas esgotadas para este ano, com um total de 17 exposições, e já está a começar a preparar a programação para 2011.

O crescimento da actividade e o reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo CMC, desde 2002, levou a que este espaço que divulga a cultura, nas suas mais variadas vertentes, começasse a preparar um plano anual de exposições.

Numa conferência de Imprensa para divulgar as exposições que vão estar patentes no CMC até final do ano, bem como os sites do Centro e do ANIMA Cultura, a Presidente da Câmara Municipal, Berta Cabral, fez questão de referir que “a vida cultural em Ponta delgada mede-se pela diferença das actividades realizadas antes do ANIMA e depois do ANIMA”.

Berta Cabral reafirmou que a autarquia continua a apostar na cultura como uma actividade transversal a todo o concelho, sublinhando que toda a actividade desenvolvida pelo CMC se deve ao trabalho da equipa liderada por Carlos Decq Mota.

De 2002 a 2009, o CMC recebeu mais de 65 mil visitantes e mais de 170 exposições, além de muitas outras actividades que visam a dinamização cultural de Ponta Delgada.

Segundo a autarca, o Centro Municipal de Cultura e a empresa municipal ANIMA Cultura têm desenvolvido um trabalho meritório em prol da cultura, da animação da cidade e dos desporto e, no caso do CMC, destacou o facto de se divulgar não só os grandes artistas como também outros menos conhecidos, além do valioso património existente entre nós.

“A programação do Centro Municipal de Cultura tem vindo a crescer de ano para ano, graças ao trabalho de uma grande equipa, dirigida por Carlos Decq Mota, e a prova disso é o facto deste já ter a sua programação anual” - disse Berta Cabral, acentuando a ideia de que “em 2010 renovamos a nossa vontade em difundir e alargar a diversificação cultural no concelho, disponibilizando os espaços municipais para as mais heterogéneas manifestações culturais dos nossos artistas”.

Segundo Berta Cabral, o Centro Municipal de Cultura, à semelhança de outros espaços municipais de idênticas características, como a Biblioteca Municipal, o Auditório do Centro Cívico e Cultural de Santa Clara, “tem sido um dos palcos de referência da distribuição de práticas culturais no nosso concelho”.

A Presidente do Município referiu, por outro lado, que a oferta cultural em Ponta Delgada vai ser ainda maior com o Centro Natália Correia, o Museu de Arte Contemporânea, em fase de projecto, a recuperação da Sinagoga e a Casa Museu Antero de Quental.

Quanto às exposições que vão estar patentes até final do ano, nas três salas do CMC, duas das quais estão já abertas ao público (Lúcia Melo na Sala do Forno e Ferreira Pinto no Auditório), elas passam pela pintura, desenho, fotografia e colecções particulares, além de poesia e ilustração e trabalhos diversos.

Sendo assim, o CMC vai ter espalhadas pelas suas três salas as mostras Eduarda Gomes (5 a 25 de Fevereiro), Raquel Moniz Homem (4 a 25 de Março), António Luís Campos (12 de Março a 6 de Maio), Exposição de Poesia, Fotografia e Ilustração da Escola Antero Quental (9 a 29 de Abril), Colecção de Carlos Arruda (16 de Abril a 30 de Junho), Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores (7 de Maio a 14 de Junho), Francisco Pisco (14 de Maio a 29 de Julho), Trabalhos da Associação Seniores de São Miguel (22 a 25 de Junho), Trabalhos da Escola Profissional da Povoação (2 a 29 de Julho), Exposição de Pintura Colectiva (3 a 30 de Setembro), Lena Gal (10 de Setembro a 4 de Novembro), Rogério Sousa (8 a 28 de Outubro), Colecção de Fátima Medeiros (15 de Outubro a 3 de Fevereiro), Sofia Pinto Correia Melo (5 de Novembro a 30 de Dezembro) e Yves Decoster )12 de Novembro a 30 de Dezembro.

Na conferência de Imprensa foram também apresentados os sites do CMC (www.cmcpd.com) e do ANIMA (www.animacultura.pt), o que levou a Presidente do Município a afirmar que este é mais um passo para fazer chegar a cultura a todos os munícipes.

Berta Cabral referiu ainda aos jornalistas que o orçamento para a cultura, em 2010, no total de 965 mil euros, “é o orçamento possível” e destina-se a todas as frentes de trabalho que passam pelo ANIMA, desde os apoios directos às entidades culturais do concelho até às Grandes Festas do Espírito Santo.

“Este é o orçamento possível. As Câmaras Municipais têm de multiplicar recursos e isso só é possível com uma gestão rigorosa e criteriosa, como a que temos vindo a fazer” - sublinhou.

 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,470,074