"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

PORTO EDITORA REFORÇA APOSTA NA LITERATURA

A editora Sextante passa a integrar o Grupo Porto Editora. João Rodrigues juntou-se a Cláudia Gomes e Manuel Alberto Valente para apresentar os livros que as editoras do grupo vão lançar até Abril.

A editora Sextante passa a integrar o Grupo Porto Editora. João Rodrigues juntou-se a Cláudia Gomes e Manuel Alberto Valente para apresentar os livros que as editoras do grupo vão lançar até Abril.

A Porto Editora apresentou, no Hotel Dom Pedro Palace, em Lisboa, as novidades literárias para os primeiros meses de 2010. Os destaques foram o segundo volume da trilogia do Mal de Ricardo Menéndez Salmón, Derrocada, e o regresso da autora bestseller Dorothy Koomson, com O Amor Está no Ar. O Braço Esquerdo de Deus, de Paul Hoffman, com lançamento internacional simultâneo e que a britânica Penguin identifica como a sua maior aposta dos últimos dez anos, Testemunho, de Anita Shreve, e, ainda, o novo livro do nigeriano Uwem Akpan são, igualmente, apostas fortes da editora.

A outra grande novidade da tarde foi a apresentação da Sextante, editora até aqui liderada por João Rodrigues, que passa a integrar o Grupo Porto Editora. A chancela apresenta, em Abril, o segundo volume de contos de John Cheever e um dos mais aclamados livros de Don DeLillo, Submundo.

O Grupo Porto Editora informa que a Sextante Editora, liderada por João Rodrigues, passa a fazer parte do universo do maior grupo editorial português, reforçando assim a sua estratégia de crescimento.

Após algumas semanas de contactos e negociações, o acordo foi alcançado com base numa integração total da Sextante no Grupo Porto Editora, preservando, ao mesmo tempo, a sua autonomia e a linha editorial que fez daquela editora uma das revelações do sector da edição.

A Sextante Editora conseguiu, em apenas dois anos de actividade, reunir um dos mais interessantes e consensuais catálogos de ficção e não-ficção, assinalando-se incursões breves mas sólidas pela poesia e pelo teatro. O trabalho desta editora foi reconhecido com dez prémios, entre os quais quatro dos mais importantes prémios literários nacionais – o Grande Prémio de Romance e Novela da APE/DGLB 2007 (A Cova do Lagarto, Filomena Marona Beja), o Prémio de Ficção do PEN Clube (Anotação do Mal, Jaime Rocha), o Prémio Máxima da Literatura 2008 (A Mulher que prendeu a chuva, Teolinda Gersão) e o Prémio de Criação Literária da Casa da América Latina 2008 (No céu com diamantes, Senel Paz). O facto de ter conseguido tanto em tão pouco tempo justificou a distinção do Prémio de Editora Revelação LER | Booktailors.

Vasco Teixeira, administrador do Grupo Porto Editora, considera que a entrada da Sextante Editora é um momento marcante para a actividade do grupo: “a Sextante tem um catálogo de prestígio, com autores portugueses de eleição e autores estrangeiros incontornáveis como os prémios Nobel Boris Pasternak e J. M. G. Le Clézio. Sem dúvida que a Sextante vem reforçar a nossa estratégia de diversificação editorial, em particular na área da Literatura, onde já temos um lugar de destaque e com nomes como Junot Díaz, Luis Sepúlveda ou Francisco José Viegas”.

Uma nova etapa

A Sextante Editora continuará a ser uma editora de cultura que parte em busca de leitores pensantes. João Rodrigues, fundador da Sextante, sublinha o facto para perspectivar um futuro mais optimista: “vamos estar num grupo que tem o livro no seu ADN, que sabe respeitar e potenciar o trabalho dos seus editores e dos seus autores. É uma nova etapa para este projecto e estou certo que será de crescimento e afirmação”.

João Rodrigues continuará a ser o Director Editorial desta chancela, integrando uma equipa que tem como responsável máximo Vasco Teixeira e que inclui Cláudia Gomes e Manuel Alberto Valente. Em breve serão divulgadas mais informações relativas às próximas edições da Sextante Editora.

Sobre o Grupo Porto Editora

O Grupo Porto Editora é o maior grupo editorial português. Constituído pelas empresas Porto Editora, Areal Editores, Lisboa Editora, Plural Editores Angola, Plural Editores Moçambique e Bloco Gráfico, este grupo tem uma actividade editorial abrangente e diversificada – agora reforçada com a Sextante Editora –, actuando nas áreas da edição escolar e de referência, literatura-ficção, não-ficção (Ideias de Ler e Albatroz) e infanto-juvenil, e também na área do multimédia.

Líder em praticamente todos os sectores, ao Grupo Porto Editora são associados valores de rigor, qualidade, dinamismo e inovação, sendo também reconhecido pela excelência de gestão e de profissionais da edição.

Sobre a Sextante Editora

Tendo como lema “da minha língua vê-se o mar” (Vergílio Ferreira), a Sextante nasceu em Março de 2007 e editou, até à data, 75 livros que compõem um dos mais interessantes e consensuais catálogos de ficção e não-ficção e que inclui poesia e teatro.

Nomes como os de Nuno Júdice, Manuel Alegre, Filipa Melo, Jorge Reis-Sá ou Luísa Costa Gomes, e Don DeLillo, Joyce Carol Oates, Nina Berbérova, Truman Capote, A. S. Byatt ou John Cheever foram já editados com esta chancela, sem esquecer os prémios Nobel Boris Pasternak e J. M. G. Le Clézio.

O trabalho da Sextante Editora já foi distingudo com vários prémios, entre os quais o Grande Prémio de Romance e Novela da APE/DGLB 2007, o Prémio de Ficção do PEN Clube, o Prémio Máxima da Literatura 2008, o Prémio de Criação Literária da Casa da América Latina 2008 e o Prémio de Editora Revelação (LER | Booktailors).

 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,470,085