"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

BANIF PROMOVE PRÉMIO LITERÁRIO

O Banif - Banco Internacional do Funchal, no âmbito da sua associação à Cultura, estabeleceu uma parceria com a Casa da América Latina, distinguindo anualmente uma vertente da literatura latino-americana através da promoção de um Prémio Literário.

O Banif - Banco Internacional do Funchal, no âmbito da sua associação à Cultura, estabeleceu uma parceria com a Casa da América Latina, distinguindo anualmente uma vertente da literatura latino-americana através da promoção de um Prémio Literário. Com o fim de estimular a edição em Portugal de obras literárias (ficção ou poesia) de autores oriundos dos países latinoamericanos, foi criado o Prémio de Literatura Casa da América Latina/Banif, que em 2010 terá a sua edição consagrada à Criação Literária e cujas candidaturas estão abertas até ao próximo dia 26 de Fevereiro.

Ao Prémio podem concorrer todas as obras de autores latino-americanos vivos, de língua portuguesa ou de língua castelhana, publicadas em primeira edição em Portugal entre 1 de Janeiro de 2008 e 31 de Dezembro de 2009.

Nesta edição, o Júri será composto pela Prof.ª Doutora Maria Fernanda de Abreu, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, que presidirá, pelo Prof. Doutor Fernando Pinto do Amaral, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, pelo Dr. José Manuel de Vasconcelos, em representação da Associação Portuguesa de Escritores, e pelo Dr. Mário Quartin Graça, em representação da Casa da América Latina, que secretariará, sem direito a voto.

O Prémio, no valor de dez mil euros, engloba ainda um troféu e o respectivo diploma quer para o autor premiado quer para a editora da obra.

Na anterior edição, o Prémio de Literatura da Casa da América Latina / Banif, que visava premiar a melhor tradução literária de escritores latino-americanos publicada em Portugal em 2007 e 2008, distinguiu Hélder Moura Pereira, tradutor do romance “O Inútil da Família”, do escritor chileno Jorge Edwards.

A presença e apoio do Banif na área da Cultura enquadra-se no desenvolvimento da sua actividade e na materialização de empresa socialmente responsável. Ao longo dos últimos anos, o Banif tem desenvolvido as mais diversas iniciativas neste campo, e continuará a reforçar a sua presença e interacção com a sociedade portuguesa e com as comunidades. Com a associação à Casa da América Latina, o Banif pretende estimular a edição e leitura em Portugal de obras de autores latino-americanos, contribuindo para o reforço dos objectivos da Casa da América Latina em aproximar os portugueses da cultura latino-americana.

 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,469,693