Notícias
"FOTO-ENCUENTROS"
O Museu da Imagem, de Braga, participa com duas exposições na décima edição dos “Foto-Encuentros” que o Centro Cultural Las Claras e a Fundación Cajamurcia organizam, de 11 de Janeiro a 11 de Fevereiro, nas cidades espanholas de Múrcia e Cartagena.
O Museu da Imagem, de Braga, participa com duas exposições na décima edição dos “Foto-Encuentros” que o Centro Cultural Las Claras e a Fundación Cajamurcia organizam, de 11 de Janeiro a 11 de Fevereiro, nas cidades espanholas de Múrcia e Cartagena.
“Paisagens Domésticas”, de Bert Teunissen, que foi já exibida em Braga e que o espaço bracarense dedicado à fotografia seleccionou agora para integrar a secção oficial desta mostra internacional, pode ser apreciada a partir de 11 de Janeiro no Espacio Molinos del Rio-Caballerizas de Murcia.
“Legados: Gerações em Trânsito”, de Susana Girón, é outro dos trabalhos com que o Museu da Imagem se faz representar nos “Foto-Encuentros”, integrando igualmente a secção oficial.
A par deste contributo, considerado prestigiante e reconhecedor da importância da casa bracarense nas dinâmicas da arte fotográfica contemporânea, o Museu da Imagem envia ainda a Múrcia o seu director, Rui Prata, para participar na mesa-redonda sobre “Modos de Vida: da Grande Cidade ao Espaço Íntimo”, que a organização promove a 14 de Janeiro e na qual vai ter por companhia o próprio comissário dos “Foto-Encuentros”, Paco Salinas, a também comissária de mostras fotográficas italiana Enrica Viganò, e a fotógrafa madrilena Susana Girón.
“Paisagens Domésticas” – um conjunto de imagens particularmente incidentes no mundo rural e numa forte relação de cumplicidade com as pessoas, que permitiu entrar na sua privacidade e fotografá-las com naturalidade – foram colhidas em Portugal pelo fotógrafo holandês Bert Teunissen no âmbito de um projecto que o levou já de câmera em punho a 12 países europeus e ao Japão.
Comissariada por Rui Prata e Paco Salinas, “Legados: Gerações em Trânsito” – que se apresenta no Centro Cultural Las Claras-Múrcia a partir de 14 de Janeiro – é apresentado como um trabalho no feminino, utilizando como alvo a própria família de Susana Girón, assim produzindo um álbum que transcende o concreto, que ultrapassa fronteiras consanguíneas, culturais e cronológicas, que se envolve no quotidiano de uma geração de mulheres nascidas no pós-guerra espanhol.
Além destes, exibem-se nos “Foto-Encuentros 10” trabalhos de José Miguel de Miguel (“La alegria de vivir”), David Frutos (“Vivencias simultâneas”), Pablo Ortiz Monasterio (La última ciudad”), Óscar Fernando Gómez (El fotógrafo taxista: las calles de Monterrey”), Manuel López (“Imágenes. 1966-2006”), David Hornback (“Donde diablos está Wichita?”), Juan Ballester (“Treinta años y un día”), Carlos Pazos (“Robados”), Vidal Coy (“Êxodo en Kurdistán”), Osvaldo Salas (“Apuntes cubanos, 1955-1969”), Gerardo Proal (Vivir así”), Eva Lootz (“Redes de agua”), Juan Francisco Cerezo (“Altoxinguanos”), Ángel Haro (“Ncomati”) e Daniel Calatayud/Nicolás Lalau (“Constructores de sueños”).
De acordo com o coordenador Paco Salinas, os “Foto-Encuentros” de Múrcia-Cartagena chegam à sua décima edição com a convicção de ter produzido cultura visual e humana, de ter reunido fotógrafos contemporâneos de carreira consolidada e de ter descoberto e apoiado jovens valores, «objectivo imprescindível num campo tão rico e aberto como é o da fotografia na actualidade.
Susana Girón
Mais informação em http://www.fotoencuentros.es/.