"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

NATAL NO CHIADO 2009

Terminou ontem a iniciativa “Natal no Chiado 2009” da Associação de Valorização do Chiado (AV Chiado), que permitiu gerar durante a época natalícia uma maior afluência de pessoas para esta zona mítica da cidade de Lisboa.

Natal no Chiado 2009

AV Chiado encerra “Natal no Chiado 2009” com balanço positivo

Terminou ontem a iniciativa “Natal no Chiado 2009” da Associação de Valorização do Chiado (AV Chiado), que permitiu gerar durante a época natalícia uma maior afluência de pessoas para esta zona mítica da cidade de Lisboa. Durante esta quadra, os comerciantes aderiram ao alargamento de horários e apesar da acentuada crise económica, registaram um aumento do tráfego de visitantes, nos dias que antecederam o Natal. Os parques de estacionamento da zona registaram um aumento na ocupação de 11%, face ao mesmo período do ano anterior.

O encerramento do mais completo programa de Natal da cidade de Lisboa em 2009 foi celebrado no passado dia 6 de Janeiro, Dia de Reis, pela AV Chiado com um brinde ao novo ano e com o lançamento do catálogo “Centelhas de Arte - Gosto de Partilha”, que documenta a exposição com o mesmo nome e que esteve patente no Mercado de Arte da Rua Anchieta e no Chiado Plaza, durante o “Natal no Chiado” e reuniu trabalhos de pintura, vídeo, escultura, entre outros, de 40 alunos da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL).

A AV Chiado reforçou o seu investimento na acção “Natal no Chiado” de 2009, o que permitiu organizar a mais vasta agenda de eventos de sempre e tornar o Chiado a zona mais animada da cidade, com um programa que reuniu exposições de arte, teatro, espectáculos de música, conferências, acções de solidariedade e muita animação. Esta aposta implicou um investimento de cerca de 200 mil euros, distribuído por produção, publicidade e comunicação. Para a concretização do “Natal no Chiado 2009”, a associação estabeleceu parcerias fundamentais com a Câmara Municipal de Lisboa, Departamento do Turismo – CML, Egeac, Polícia Municipal, EDP, BPI, MEO, Fundimo, Emparque, CVR - Vinhos de Lisboa, Rádio Renascença, Junta de Freguesia dos Mártires, Aldeias do Xisto, Bazar do Poço Azul, Bairro Alto Hotel, FBAUL, Sabor do Ano, Nespresso, Joka Animações, Associação Viver a Ciência e Partners - Agência de Publicidade, este último membro da AV Chiado.

A época de saldos que arrancou em 28 de Dezembro e termina a 28 de Fevereiro tem permitido manter níveis elevados de tráfego de visitantes, semelhantes aos registados no período que antecedeu o Natal. Vítor Pereira da Silva, Presidente da AV Chiado, comenta: “O balanço que fazemos da iniciativa Natal no Chiado 2009 é muito positivo e o reforço do nosso investimento reflecte-se nos resultados extraordinários que registámos, em termos de dinamização local, cultural e comercial. O Chiado renasceu, está mais bonito, mais moderno e afirma-se como a zona de excelência de Lisboa. Prova disto, é o facto do “Natal no Chiado” ter sido o cartaz da cidade na época natalícia e dos seus efeitos estarem a prolongar-se no arranque dos saldos e na afluência já registada nestes primeiros dias do ano”.

A AV Chiado pretende manter e reforçar o investimento na dinamização local em 2010, baseando a sua acção em quatro eixos estratégicos: restauração, moda, cultura e comércio. Para além da sua missão regular, de defensa dos interesses dos seus associados em prol da valorização do Chiado, a associação irá retomar a promoção das iniciativas anuais já em plano: Chiado After Work em Abril, Chiado Espectáculo em Junho e Natal no Chiado em Novembro.

A AV Chiado tem também como objectivos estreitar relações com entidades públicas e privadas de relevo para a cidade, estabelecer contactos com potenciais patrocinadores e parceiros do Chiado, e apostar na solidariedade como um novo eixo de desenvolvimento estratégico. O projecto “Chiado Solidário” será lançado no primeiro trimestre de 2010 e reunirá uma série de acções que, a par com o que já acontece nas principais capitais mundiais, permitirão continuar a afirmar o Chiado como uma zona de excelência e de referência, agora marcando as principais tendências no âmbito da solidariedade e no envolvimento com as comunidades locais.

 

Sobre a Associação de Valorização do Chiado:
· Foi constituída em Janeiro de 1989. É uma associação sem fins lucrativos e resultou da união da antiga Comissão de Valorização do Chiado com a Comissão de Comerciantes.
· A associação tem como principais objectivos a resolução dos problemas criados pelo incêndio do Chiado e a defesa dos interesses dos seus empresários e moradores, representando-os junto das entidades responsáveis e orientando a sua actividade para a dinamização comercial, cultural e urbana da área.
· Actualmente reúne cerca de 120 associados, entre eles, comerciantes, moradores, juntas de freguesia, espaços culturais e outras entidades públicas e privadas de relevo, sedeadas no Chiado.
· Ao longo dos seus já vinte anos de actividade, a Associação de Valorização do Chiado já desenvolveu inúmeras iniciativas de dinamização local, com vista conferir uma maior visibilidade a nível nacional e internacional ao Chiado. As mais representativas foram:
- “20 Anos depois: Chiado em Flor” exposição comemorativa dos 20 anos do Incêndio  do Chiado, Agosto de 2008;
- Lançamento da marca "Chiado – Lisbon Trend Mark", Novembro 2008;
- “Natal no Chiado”, Novembro e Dezembro de 2008;
- "Chiado After Work“, Abril e Maio de 2009;
- "Chiado Espectáculo”, Junho e Agosto de 2009.

 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,469,674