"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

7 MARAVILHAS NATURAIS DE PORTUGAL

A Câmara Municipal da Marinha Grande apresentou no final do passado mês de Dezembro uma candidatura às “7 Maravilhas Naturais de Portugal”, com referência para quatro aspectos do património natural concelhio.

A Câmara Municipal da Marinha Grande apresentou no final do passado mês de Dezembro uma candidatura às “7 Maravilhas Naturais de Portugal”, com referência para quatro aspectos do património natural concelhio.

Foram candidatados o Pinhal do Rei, a Praia Velha (Praia Dourada), Praia da Concha e São Pedro de Moel, que serão avaliados por um painel de especialistas com base na beleza e unicidade do sítio nomeado, na diversidade dos nomeados (segundo as sete categorias), na importância Ecológica (per si ou o seu significado para os seres humanos), no significado histórico e cultural), na distribuição geográfica dentro do país, no estado de conservação do local e no facto de terem sofrido intervenções humanas por razões estéticas.

Os quatro nomeados do concelho da Marinha Grande

Foi nomeado o Pinhal do Rei / Mata Nacional de Leiria na Categoria Florestas e Matas, por este ser considerado “um tesouro florestal nacional”. Ao longo de 800 anos, o Pinhal do Rei desenvolveu adaptações naturais que, em equilíbrio com a actividade principal de exploração de madeira de pinho, o transformaram num exemplo nacional de “floresta modelo” (PROF de 2006). A sua localização junto à zona costeira, originou, pela mão do rei D. Dinis, uma das maiores florestas litorais da Europa.

Situado na região centro litoral, o Pinhal ocupa 2/3 do concelho da Marinha Grande, numa extensão de 11023ha. Tem como principal função a protecção do litoral, demarcando-se das restantes florestas como a primeira grande “escola” silvícola da arborização de Portugal. Subsistiram até hoje muitos vestígios históricos que justificam a implementação do Museu Nacional da Floresta na Marinha Grande.

Com predominância de pinheiro-bravo, a Mata alberga uma diversidade elevada de espécies, destacando-se o carvalho-alvarinho, a gilbardeira, o loureiro, o medronheiro, etc. Dentro das espécies de fauna, ocorrem grupos distintos, tais como: a águia-de-asa-redonda, o esquilo-vermelho, o texugo e a rã-ibérica. (Latitude = 39:48:09,01 / Longitude = -8:57:42,12)

A Câmara Municipal candidatou a Praia Velha (Praia Dourada) na Categoria Praias e Falésias. A Praia Velha é limitada interiormente por um cordão dunar que se estende para Norte até Espinho, e a Sul por uma arriba denominada Penedo do Cabo, assinalando deste modo a transição de dois tipos de paisagem da orla costeira: as praias rochosas e arenosas.

Com um extenso areal onde desagua uma ribeira costeira, esta praia assume uma mistura de habitats marinhos, aquáticos, florestais e dunares, onde se destacam os frágeis cordeirinhos-da-praia, o estorno e os característicos pinheiros-serpente.

O Ribeiro de São Pedro de Moel, atravessa o Pinhal no sentido nascente-poente e desagua no areal da praia, uma vez que o seu caudal não é suficiente para “escavar” uma comunicação permanente com o mar.
De uma beleza natural singular, a Praia Velha obteve em 1998, o galardão de “Praia Dourada”, numa iniciativa promovida pelo Ministério do Ambiente para praias não urbanizáveis, e em 2007 a classificação pela revista visão de uma das 10 praias de sonho em Portugal. (Latitude = 39:46:30,93 / Longitude = -9:1:28,13)

Ainda na categoria Praias e Falésias, foi nomeada a Praia da Concha, que é uma praia pequena com um formato singular que lhe atribui a própria designação. Recolhida entre as arribas que circundam todo o areal, esta praia forma uma baía rochosa calcária, circundada por estruturas de madeira que facilitam o acesso até à areia.

As arribas rochosas de diferentes envergaduras, conferem à praia características peculiares que as tornam únicas no país, e formam no seu conjunto uma planície de abrasão marinha com cerca de 30m acima do nível do mar. Na parte superior das arribas que circundam a praia proliferam as típicas flores-da-saudade, endemismo do litoral centro português.

Na secção inferior desta zona, nas poças de maré, observam-se caranguejos, ouriços, estrelas-do-mar, gastrópodes, entre uma grande variedade de algas castanhas características da flora marinha atlântica. No limite Norte da Praia, situa-se o Penedo do Cabo com uma das jazidas fósseis do período jurássico mais interessantes da região. (Latitude = 39:46:5,47 / Longitude = -9:1:45,76)

A Praia de São Pedro de Moel foi apresentada na Categoria Praias e Falésias. É rodeada pelo emblemático Pinhal do Rei, e caracteriza-se por um pequeno areal limitado por arribas calcárias e por um conjunto de casas de arquitectura singular.

Em alturas de baixa-mar, quando o oceano o permite, pode contemplar-se uma magnífica variedade de fauna e flora marinhas típicas de praias rochosas dispostas em andares específicos. Os mexilhões e os bancos de percebes extremamente apreciados pelos mariscadores da região, situam-se na região entre marés, e potenciam nestas arribas actividades de observação, mergulho e pesca desportiva.
Com um passado cheio de referências aristocráticas e literárias, a povoação da praia de São Pedro de Moel é muito antiga, tendo-se desenvolvido devido ao Pinhal. Uma das primeiras referências relativas à praia, remonta a meados do século XIV, a um terramoto que terá ocorrido no lugar “onde a terra se acabou... e nela o mar começou” Afonso Lopes Vieira. (Latitude = 39:45:21,07 / Longitude = -9: 1:57,18)

Sensibilizar para o património natural

A eleição das “7 Maravilhas Naturais de Portugal®” pretende sensibilizar os portugueses para a necessidade de preservar o património natural do nosso país. Porque 2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade, este projecto vem reforçar um movimento ambientalista que cresce a nível global e pretende ser uma referência no contributo para a sustentabilidade ambiental no nosso país.

Os nomeados serão organizados nas seguintes 7 categorias, que representam a diversidade paisagística de Portugal:
1. Zonas Marinhas
2. Grutas e Cavernas
3. Praias e Falésias
4. Florestas e Matas
5. Grandes Relevos
6. Zonas Protegidas
7. Zonas Aquáticas não Marinhas

Para chegar a uma short list de 77 locais naturais pré-finalistas será criado um painel de 77 especialistas, representantes das várias áreas científicas e com representatividade geográfica nacional, convidados pela New 7 Wonders Portugal. Posteriormente um painel de 21 personalidades notáveis do nosso país irá escolher as 21 Maravilhas finalistas, as quais serão apresentadas para votação pública a 7 de Março de 2010.

Nesta lista de 21 Maravilhas finalistas terá que estar presente, no mínimo, um finalista de cada uma das sete regiões do país: Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira. Desta forma, a New 7 Wonders Portugal® assegura a representatividade geográfica do país.

A votação, auditada pela PriceWaterhouseCoopers, termina a 7 de Setembro de 2010 e as “7 Maravilhas Naturais de Portugal®” serão conhecidas no mesmo mês. As vencedoras serão apuradas pelo maior número de votos em cada categoria e não serão eleitas mais do que duas Maravilhas por região. 

 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,469,505