"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

“QUE COR TEM AGORA O CÉU?”

Dia 16 de Janeiro, a artista plástica Marta Traquino ocupará o Atelier 50 do Palácio dos Coruchéus, em Alvalade, para lançar uma pergunta: que cor tem agora o céu?

Instalação / Acção de Marta Traquino
Início: 16 de Janeiro de 2010, ao nascer do sol.
Fim: 16 de Janeiro de 2010, ao pôr do sol.
Onde: Atelier 50, Palácio dos Coruchéus
Rua Alberto Oliveira, Alvalade, 1700-019 Lisboa
Entrada gratuita.

Dia 16 de Janeiro, a artista plástica Marta Traquino ocupará o Atelier 50 do Palácio dos Coruchéus, em Alvalade, para lançar uma pergunta: que cor tem agora o céu?

Com a colaboração do Nó - Colectivo de Colectivos, esta é uma instalação que durará um dia apenas. Nela, os visitantes são convidados a tornar-se criadores, partindo da pergunta que dá nome a este acontecimento. A entrada é gratuita.

Que cor tem agora o céu?

Olha-se o céu para responder à pergunta. Um movimento banal, à partida. Mas identificar qual a cor do céu pode implicar mais do que apenas olhar. As possibilidades do que (e como) se pode ver serão também determinadas pelo sítio de onde se olha.

Na cidade, através de uma janela, numa sala há muito tempo construída para ser lugar de criação, a percepção da cor do céu acontecerá através de uma acção criativa. Pela soma dos olhares, de quem por lá passar, a razão de esta sala existir e o questionar da efectividade do seu uso serão activados.

Na luz que durar do nascer ao pôr-do-sol, a cada um o seu tempo para ver o céu que cabe na janela desconhecida, e talvez rever o que cabe do céu na janela que é a sua (se a tiver) na cidade.

E se uma pergunta leva a um determinado sítio para que dele se veja a cor do céu, será o percurso realizado até ali já uma parte desse ver?

 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,469,861