Notícias
11º ANIVERSÁRIO DO MUSEU DO VIDRO
Mais de 350 pessoas participaram nas comemorações do 11º aniversário do Museu do Vidro, na Marinha Grande, que decorreram no passado domingo, 12 de Dezembro.
Mais de 350 pessoas participaram nas comemorações do 11º aniversário do Museu do Vidro, na Marinha Grande, que decorreram no passado domingo, 12 de Dezembro.
Na cerimónia comemorativa o Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Pereira, salientou que “o Museu do Vidro é um motivo de regozijo para o concelho”, reunindo colecções e saberes que testemunham a actividade vidreira portuguesa sob as perspectivas industrial, artesanal e artística, desde meados do século XVII, até à actualidade. Trata-se do único museu em Portugal especificamente vocacionado para o estudo da arte, artesanato e indústria vidreira.
O Presidente lembrou que “anualmente o Museu recebe a visita de milhares de pessoas, de todo o mundo, que vêm conhecer um pouco da nossa história que aqui está retratada. Este ano, até ao dia 30 de Novembro, registámos 16723 visitantes, o que nos enche de orgulho”.
Outro motivo de regozijo foi a presença de uma comitiva de 38 conferencistas participantes na Conferência “Portuguese Glass in an European Context”, realizada no âmbito da Conferência Anual do ICOM Glass, no passado dia 14 de Novembro. O grupo integrou investigadores da área do vidro de Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Alemanha, República Checa, Dinamarca, Finlândia, Eslovénia, Croácia, Roménia e Estados Unidos da América, maioritariamente conservadores e directores de museus de vidro.
Álvaro Pereira salientou que “ficou firmado o compromisso de incrementar laços para uma futura cooperação, ao nível da investigação e da relação entre as instituições, o que comprovou o sucesso da iniciativa e o agrado dos participantes pela forma como foram por nós acolhidos”.
No âmbito da comemoração, a Câmara Municipal organizou um conjunto de actividades cujo objectivo foi “envolver todas as camadas da população na dinamização deste espaço que é de todos e para todos”.
O programa abrangeu visitas guiadas ao edifício das Reservas Museológicas, teatro infantil “A Bruxa Mimi e o Gato que Teimava em Ser Preto”, pelo Grupo de Teatro Aramá, que entusiasmou as centenas de crianças presentes, e a abertura da exposição “Mestres da Marinha Grande – Artesanato de Maçarico”. Trata-se de uma mostra dedicada à produção artesanal e artística do vidro trabalhado a maçarico na Marinha Grande, que continua a deliciar o olhar dos visitantes e admiradores deste bonito trabalho. Nesta exposição, conhecem-se os percursos profissionais e artísticos de uma dezena de mestres e artesãos e as suas histórias de vida.
Está representado o trabalho dos mestres maçariqueiros: Adriano Mesquita, Almiro Morgado, Álvaro Cruz, Armindo Martins, Jack, José Leonel, Manuel Craveiro, Mário Macatrão, Vítor Rodrigues, Vítor Salgueiro.
O Museu do Vidro encontra-se aberto ao público de Terça-feira a Domingo, das 10h00 às 18h00.