Notícias
46ª CORRIDA SÃO SILVESTRE
É já a 19 de Dezembro, a partir das 19h00, que se realiza mais uma edição da tradicional Corrida de São Silvestre de Ponta Delgada, desta feita com a participação, para já, de mais de 250 atletas, 102 dos quais vindos do continente português, entre masculinos e femininos.
É já a 19 de Dezembro, a partir das 19h00, que se realiza mais uma edição da tradicional Corrida de São Silvestre de Ponta Delgada, desta feita com a participação, para já, de mais de 250 atletas, 102 dos quais vindos do continente português, entre masculinos e femininos.
Tendo como convidado especial um dos maiores atletas portugueses de sempre, Fernando Mamede, a prova deste ano conta com a presença de muitos atletas de renome, como são os casos de Jorge Pinto, José Maduro, Paulo Carmo e Manuel Sousa, bem como de Sandra Teixeira, Susana Francisco e Micaela Lopes, entre muitos outros.
Trata-se da 46ª edição da mais importante prova do calendário do atletismo de São Miguel e dos Açores, que é uma iniciativa conjunta do ANIMA Cultura-Câmara de Ponta Delgada e da Associação de Atletismo de São Miguel.
A prova foi apresentada esta tarde numa conferência de Imprensa realizada no Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada e que contou com a presença da Presidente da autarquia, Berta Cabral, do Vereador da Cultura e Desporto, José Andrade, do gerente do ANIMA, Carlos Decq Mota, e do presidente da Associação de Atletismo de São Miguel, João Jácome.
Segundo Berta Cabral, a Câmara de Ponta Delgada faz questão de manter esta importante prova no calendário desportivo de São Miguel, quer pelo simbolismo da mesma, quer ainda pelo facto de a Corrida de São Silvestre já se ter tornado numa tradição do Natal desta cidade e do concelho.
A Corrida de São Silvestre de Ponta Delgada, que no ano passado foi classificada como a terceira melhor de Portugal, representa para a autarquia um investimento de 30 mil euros, mas Berta Cabral entende que este grande esforço financeiro, além do apoio logístico que a Câmara presta com vista à realização da prova, é um investimento que vale a pena.
Para a autarca, não se torna necessário convidar atletas internacionais para a Corrida de São Silvestre de Ponta Delgada, porque em Portugal existem muitos e importantes atletas.
Por seu lado, o Presidente da Associação de Atletismo de São Miguel, João Jácome, fez questão de afirmar que sem o apoio da Câmara de Ponta Delgada não seria possível realizar a Corrida de São Silvestre nos moldes em que a mesma decorre todos os anos, nem esta prova teria o peso que tem actualmente.
O percurso da São Silvestre 2009, na qual podem participar todos os interessados, será igual ao dos anos anteriores (5.000 metros), o que obrigará à interrupção ou condicionamento do trânsito, a partir das 19h00 do dia 19, da Praça Gonçalo Velho (local da partida), Rua Teófilo Braga, 1ª Rua de Santa Clara, Rotunda de Santa Clara, Avenida Príncipe do Mónaco, Rotunda da Autonomia, Rua de Lisboa, Largo 2 de Março, Rua 6 de Junho, Rua Marquês da Praia e Monforte, Rua Machado dos Santos, Rua de São João, Rua do Mercado, Rua do Peru, Rua João de Melo Abreu, Rua Ernesto do Canto, Rua dos Mercadores e Largo da Matriz (meta).
Refira-se que a corrida propriamente dita tem início logo após a Caminhada São Silvestre, que começa às 19h00 e na qual também podem participar todos os interessados. A Caminhada também começa na Praça Gonçalo Velho e prolonga-se pela Avenida Roberto Ivens, Largo 2 de Março, Rua 6 de Junho, Rua Marquês da Praia e Monforte, Rua Machado dos Santos, Rua Manuel Inácio Correia e Largo da Matriz (meta).