"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

PROJECTO ESCOLHAS ARRANCA EM JANEIRO DE 2010

A Fundação Odemira, através da sua Escola Profissional (EPO), foi escolhida para gerir o programa “AGORA”, do Projecto Escolhas, para promoção da inclusão social de jovens provenientes de contextos socioeconómicos vulneráveis e sua integração no meio escolar, familiar e do mercado de trabalho.

A Fundação Odemira, através da sua Escola Profissional (EPO), foi escolhida para gerir o programa “AGORA”, do Projecto Escolhas, para promoção da inclusão social de jovens provenientes de contextos socioeconómicos vulneráveis e sua integração  no meio escolar, familiar e do mercado de trabalho. A selecção teve por base um universo de 336 candidaturas nacionais, tendo sido apenas 130 seleccionadas, entre as quais 12 no Alentejo. Em Odemira, o projecto arranca em Janeiro de 2010, com duração de três anos, e destina-se a  alunos da EPO, dos Cursos de Educação e Formação e dos Cursos Profissionais do Concelho de Odemira.

A estratégia a desenvolver passa por apostar em metodologias de educação não formais, baseadas em actividades ao nível pessoal, social, familiar e de cidadania. Actividades práticas e importantes para o dia-a-dia dos jovens, como por exemplo, abrir uma conta no banco, inscrever-se na Segurança Social, navegar na internet, preparar-se para uma entrevista. No que diz respeito às famílias, criar uma associação de pais, valorizar o papel da escola.

O projecto vai recorrer a todas as valências formativas da Fundação Odemira, desde a Escola Profissional até ao Centro de Novas Oportunidades.

A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens e o Instituto Português da Juventude estão também presentes no consórcio de instituições mobilizados para o sucesso deste projecto, tendo como estratégia a articulação de recursos e o trabalho numa lógica de parceria e complementaridade a que se junta, também, o departamento de Educação e Cultura da Câmara Municipal de Odemira.

O objectivo do projecto visa aumentar as competências para a vida de 200 jovens, diminuir o absentismo e o abandono escolar em 20% e fazer com que 80% dos jovens desse universo se envolvam em actividades ocupacionais.

Ao nível da intervenção individual e familiar vão-se apoiar 60 jovens na definição de objectivos e na construção de projectos de vida e acompanhar 60 famílias, para além de trabalho de encaminhamento social junto de 80 jovens.

Vão-se ainda apoiar 75 jovens no seu processo de transição para a vida activa, envolver 30 jovens em dinâmicas associativas formais e informais e envolver as empresas da região, mediando o encaminhamento para estágios e emprego de 50 jovens ao longo de todo o projecto.

O Projecto Escolhas vai na quarta edição e inicialmente destinava-se a intervir nos bairros problemáticos de Lisboa e Porto. Face ao sucesso dos resultados, os concursos estenderam-se ao resto do país. Com o seu projecto aprovado, a Fundação Odemira vai contribuir para preparar e dotar os jovens de novas ferramentas para enfrentar o futuro e para ultrapassarem alguns problemas sociais graves, como o desemprego e baixos níveis escolares.

Para mais informação:
fundacao.odemira@gmail.com

 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,471,264