Notícias
MUSEU DA PÓLVORA NEGRA DE BARCARENA RECEBE PRÉMIO APOM 2008
O Museu da Pólvora Negra de Barcarena foi distinguido nos prémios APOM, pela Associação Portuguesa de Museologia, com uma Menção Honrosa na categoria do Prémio para o Melhor Trabalho sobre Museologia, pela sua terceira edição Cadernos do Museu, uma edição da Câmara Municipal de Oeiras.
O Museu da Pólvora Negra de Barcarena foi distinguido nos prémios APOM, pela Associação Portuguesa de Museologia, com uma Menção Honrosa na categoria do Prémio para o Melhor Trabalho sobre Museologia, pela sua terceira edição Cadernos do Museu, uma edição da Câmara Municipal de Oeiras. A cerimónia decorreu no passado dia 27 de Novembro, no Museu do Neo-Realismo, em Vila Franca de Xira e contou com a presença do Secretário de Estado da Cultura, Elísio Summavielle e do Presidente da APOM, João Neto, entre muitas outras personalidades de relevo da museologia e cultura portuguesas. Em representação da autarquia de Oeiras esteve a equipa do Museu.
Relembre-se que os prémios APOM são atribuídos, anualmente, a personalidades ou entidades que se distinguem no plano museológico nacional, nas seguintes categorias: Melhor Museu Português, Melhor Exposição, Melhor Serviço de Extensão Cultural, Melhor Catálogo, Melhor Trabalho sobre Museologia, Melhor Site, Melhor Comunicação Online, Melhor Trabalho Jornalístico, Inovação e Criatividade e Personalidade na área da Museologia.
Perante uma audiência que encheu por completo o auditório do museu foram vários os discursos que apelaram à importância dos museus na sociedade e à necessidade de aperfeiçoar metodologias e competências face aos desafios actuais.