"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

PORTIMÃO FESTEJA 85 ANOS DE ELEVAÇÃO A CIDADE

No próximo dia 11 de Dezembro, Portimão celebra o 85º aniversário de elevação a cidade, uma data especial que será assinalada com um conjunto diversificado de eventos culturais, desportivos e sociais, no período entre 4 e 13 de Dezembro.

No próximo dia 11 de Dezembro, Portimão celebra o 85º aniversário de elevação a cidade, uma data especial que será assinalada com um conjunto diversificado de eventos culturais, desportivos e sociais, no período entre 4 e 13 de Dezembro.

A programação oficial do Dia da Cidade preparada pelo Município será marcada por algumas iniciativas de relevo, entre as quais a inauguração, às 16h00 do dia 12 de Dezembro, do Centro de Interpretação - Manuel Teixeira Gomes, momento para a apresentação do programa comemorativo que ao longo de 2010 registará o 150º aniversário de nascimento do escritor, empresário, diplomata e estadista, que presidiu aos destinos da 1ª República.

As cerimónias oficiais de 11 de Dezembro começam às 09h00 com o hastear da bandeira, o desfile da fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Portimão e da Banda Filarmónica Portimonense e a tradicional largada de pombos, na Praça 1º de Maio. Segue-se a romagem ao túmulo de Manuel Teixeira Gomes e, às 11h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal tem lugar a sessão solene, onde intervirão representantes das forças políticas representadas na Assembleia Municipal de Portimão.

Outro dos pontos altos do conjunto de eventos que o Município de Portimão preparou para este período terá lugar logo no dia 8, às 17h00, com mais uma edição da Gala do Desporto, onde o Município reconhece o mérito e o valor dos atletas portimonenses que se destacaram em competições internacionais, nacionais, regionais ou distritais. Na ocasião será lançado o livro “Associações de Portimão”.

Destaque também para o concerto integrado na tournée nacional de despedida dos Delfins, agendado para as 21h30 do dia 13 no Auditório Municipal de Portimão, cujos bilhetes estarão à venda no local a partir do dia 10.

Vão ter lugar ainda outras iniciativas de índole artística e cultural já com pergaminhos firmados, como são os casos da final do VIII Concurso de Fado Amador Cidade de Portimão, do XVI Encontro de Coros de Portimão, da exposição dos melhores trabalhos relativos à 9ª Corrida Fotográfica de Portimão ou da apresentação das obras laureadas no 2º Concurso Internacional de Jovens Compositores Cidade de Portimão.

1º aniversário do TEMPO

Neste período festeja-se também o 1º aniversário do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, pretexto para um programa diversificado, que se inicia com a inauguração da exposição de fotografia “Spectrum”, da autoria de Filipe da Palma, marcada para as 21h00 do dia 7 de Dezembro, onde se reúnem fotografias dos espectáculos que passaram por um equipamento que é já uma referência na cena cultural da cidade.

No mesmo dia, pelas 21h30, será a vez da Companhia Circolando apresentar Mansarda, no Grande Auditório, enquanto que para o público infantil e famílias, entre 9 e 12, a Materiais Diversos leva à cena Matrioska, na Black Box do TEMPO. Ns dias 9 e 10 as actuações são dedicadas às escolas e nos dias 11 e 12, às famílias.

A Orquestra do Algarve marcará também presença no aniversário do TEMPO, apresentando a estreia de duas peças do compositor algarvio Cristóvão Silva. O concerto será dirigido pelo maestro Osvaldo Ferreira e terá lugar no Grande Auditório, dia 10, às 21h30.

No dia 11, haverá nas ruas da cidade muita música e animação trazida pelos Dixie Boys a partir das 17h00 seguindo a filosofia do estilo musical Dixieland. Às 19h30, o grupo fará uma nova actuação no Jardim do Largo 1º de Dezembro. Antes, às 18h30 haverá O Baile dos Candeeiros, uma performance que transformará o Largo 1º de Dezembro, transportando os espectadores para outro universo. Candeeiros humanos, autónomos, que acendem e apagam, respiram, dançam e interagem, farão, no final, um convite à dança.

Ainda nesta data, o TEMPO oferece uma obra de referência da dança contemporânea, Amaramália, pela Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, com coreografia de Vasco Wellenkamp, juntando-se assim à celebração da memória de Amália Rodrigues, às 21h30, no Grande Auditório: no total, 13 intérpretes dão corpo a uma magnífica criação, projectando o fado e ecoando no coração do público.

Todos os espectáculos, à excepção de Matrioska, serão de entrada livre, estando, no entanto, sujeitos a levantamento prévio de ingressos na bilheteira do TEMPO.

Como é habitual, as comemorações do Dia da Cidade contam ainda com um vasto e rico programa de festividades, que têm lugar nas três freguesias e onde participam de forma empenhada associações e colectividades do município de Portimão.

 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,469,329