Notícias
GRANDE PRÉMIO DE CONTO CAMILO CASTELO BRANCO
A escritora Teresa Veiga vai receber na próxima sexta-feira, dia 27 de Novembro, pelas 16h00, o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo 2008, pela obra "Uma Aventura Secreta do Marquês de Bradomín", da editora Cotovia.
Entrega de galardão decorre na próxima sexta-feira, dia 27, pelas 16h00, em Famalicão
Teresa Veiga recebe Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco
A escritora Teresa Veiga vai receber na próxima sexta-feira, dia 27 de Novembro, pelas 16h00, o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo 2008, pela obra "Uma Aventura Secreta do Marquês de Bradomín", da editora Cotovia. A cerimónia de entrega do galardão decorre no auditório do Centro de Estudos Camilianos, uma unidade de investigação literária da Casa-Museu Camilo Castelo Branco, em S. Miguel de Seide.
Promovido pela Associação Portuguesa de Escritores (APE), com o patrocínio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, o Grande Prémio de Conto tem o valor pecuniário de 5 mil euros e foi decidido, por unanimidade, por um júri composto por Clara Rocha, Fernando J. B. Martinho e Liberto Cruz.
Nascida a 24 de Março em Lisboa, Teresa Veiga - de quem pouco se sabe, porque não dá entrevistas nem revela a sua verdadeira identidade - licenciou-se em Direito na Universidade de Lisboa em 1968, especializou-se e exerceu entre 1975 e 1983 o cargo de conservadora do registo civil nos arredores da capital.
Depois, decidiu estudar Filologia Românica, curso que concluiu em 1981, tendo sido professora de Português e Francês no ensino secundário durante vários anos.
Sobretudo conhecida como contista, Teresa Veiga, embora com poucos livros publicados, tem visto reconhecida pela crítica a sua obra, composta por títulos como "Jacobo e Outras Histórias" (1981), "O Último Amante" (1990), "História de Bela Fria" (1992), "As Enganadas" (2003) e o romance "A Paz Doméstica" (1999), editados pela Cotovia.
Esta é a segunda vez que a autora recebe o galardão, depois de em 1992 o ter recebido pela obra "História da Bela Fria".
Outros autores distinguidos com o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco foram Mário de Carvalho, Maria Isabel Barreno, Maria Velho da Costa, Maria Judite de Carvalho, Miguel Miranda, Luísa Costa Gomes, José Jorge Letria, José Eduardo Agualusa, José Viale Moutinho, António Mega Ferreira, Teolinda Gersão, Urbano Tavares Rodrigues, Manuel Jorge Marmelo, Paulo Kellerman, Gonçalo M. Tavares e Ondjaki.