"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

CCC ORGANIZA VIAGEM CULTURAL À FLANDRES

O Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha está a organizar uma viagem cultural a Flandres (Bélgica), que terá lugar de 27 de Março a 2 de Abril de 2010.

O Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha está a organizar uma viagem cultural a Flandres (Bélgica), que terá lugar de 27 de Março a 2 de Abril de 2010.

“À procura dos vestígios portugueses... um namoro de séculos entre Portugal e a Flandres” é uma viagem que pretende levar os portugueses a descobrir uma região com muitos pontos em comum com Portugal e Caldas da Rainha.

Vão ser visitados os centros históricos, os monumentos,  as igrejas com as pinturas dos mestres flamengos, os móveis trabalhados e os vitrais, as feiras típicas, um mosteiro de Cister, novos projectos sobre o ambiente, a rede de caminho de ferro, entre muitos outros locais. Pretende-se conhecer a vida cultural actual de Flandres, a gastronomia flamenga, a cerâmica, os diamantes e a joalharia.   

Desde o início da constituição e fixação do território portucalense que se estabeleceu uma próxima e profunda relação política, diplomática e cultural com Flandres.

Portugal e Flandres tiveram duas rainhas que viveram na mesma altura, D. Leonor e Margaretha van Oostenrijk, ambas descendentes de D. João I e D. Filipa de Lencastre, que partilharam o apoio às artes.

Outro ponto em comum com Caldas da Rainha são as gazetas de Flandres. Foram os flamengos que introduziram a Imprensa em Portugal. Em 1641, Laurent/Lourenço de Antuérpia criou a primeira Gazeta (do flamingo “gazet”) em Lisboa. Hoje em dia fala-se mais em jornais, mas ainda existem as gazetas: A Gazeta das Caldas, Gazet van Antwerpen e Gazet van Mechelen.

Na Igreja da Nossa Senhora do Pópulo há um sino feito por Nicolas Le Vache, de Antuérpia.

Vão ser seis noites e sete dias, com estadia em Mechelen, hotel de três estrelas (no centro histórico).

O preço (980€ por pessoa em quarto duplo e 1175€ em single) inclui voo, transporte de autocarro, alojamento em meia pensão (jantar), almoço de despedida, entradas nos locais a visitar e acompanhamento em Português.

A organização é do Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha, em parceria com Lies Vermoesen.

As inscrições devem ser feitas até 10 de Dezembro de 2009 e há um mínimo de 30 inscrições para que a viagem se realize.

Dossier completo em: http://issuu.com/ccc-cr/docs/circuito_flandres


Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha
www.ccc.eu.com
Rua Drº Leonel Sotto Mayor
2500 Caldas da Rainha
Tel: 262 889650 | Fax: 262889660

 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,469,827