"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

JOÃO MELO VENCE PRÉMIO NACIONAL DE CULTURA ANGOLANO

O escritor angolano que acaba de publicar na Caminho o livro O Homem Que Não Tira o Palito da Boca recebeu este prémio, cujo valor é de 35 mil dólares, pelo conjunto das suas obras em poesia e ficção.

João Melo foi o vencedor da edição 2009 do Prémio Nacional de Cultura e Artes 2009, atribuído pelo Ministério da Cultura (Mincult) angolano.

O escritor angolano que acaba de publicar na Caminho o livro O Homem Que Não Tira o Palito da Boca recebeu este prémio, cujo valor é de 35 mil dólares, pelo conjunto das suas obras em poesia e ficção. 

João Melo estará em Portugal para a apresentação do seu novo livro, que decorrerá no dia 24 de Novembro, às 18.30 horas, na Livraria Pó dos Livros, em Lisboa. 

Biografia do autor:

João Melo nasceu em 1955 em Luanda, onde vive. É escritor, jornalista, publicitário, professor universitário de Comunicação e deputado à Assembleia Nacional de Angola. Fez os estudos primários e secundários em Luanda. Estudou Direito em Coimbra e Luanda, graduou-se em Jornalismo na Universidade Federal Fluminense e fez o Mestrado em Comunicação e Cultura na Universidade Federal do Rio de Janeiro, ambas no Brasil. É membro fundador da União de Escritores Angolanos, da qual já foi secretário geral, presidente da Comissão Directiva e presidente do Conselho Fiscal. Como escritor, é poeta, contista, cronista e ensaísta. Editado em Angola, Portugal, Brasil e Itália, publicou doze livros de poesia, cinco de contos e um de ensaios. Está representado em várias antologias, em Angola e no estrangeiro. Teve três menções honrosas, duas no Prémio Sonangol de Literatura e uma no Prémio Sagrada Esperança, ambos em Angola. Tem textos traduzidos para inglês, mandarim, alemão, italiano e húngaro.

João Melo escreveu o seu primeiro texto literário em 1970, aos 15 anos de idade, tendo começado por publicar poesia, em Luanda. Em 1999, lançou o primeiro dos cinco livros de estórias (contos) que escreveu até à data, todos eles publicados em Portugal pela Caminho. Para assinalar, em 2010, os 40 anos de vida literária do autor, a editora está a programar a finalização da publicação de um conjunto de cinco antologias temáticas da poesia do autor (a primeira, designada Auto-Retrato, saiu em 2007). 

Como jornalista, João Melo tem 35 anos de experiência profissional, tendo trabalhado na Rádio Nacional de Angola e dirigido a Agência Angola-Press (ANGOP) e o Jornal de Angola, assim como o Correio da Semana, primeiro jornal angolano privado pós-independência, surgido em 1992. Em 2006, criou a revista África 21, da qual é o director. Colaborador de diversas publicações, mantém actualmente uma coluna regular no Jornal de Angola e no Semanário Angolense, ambos em Angola, assim como nos jornais Savana, de Moçambique, A Semana, de Cabo Verde, e Correio da Semana, de São Tomé e Príncipe. Em 2008 recebeu o Prémio Maboque de Jornalismo, a maior distinção jornalística de Angola.


Editorial Caminho
Rua Cidade de Córdova, nº 2
2610-038 Alfragide - Portugal
Telef. (+351) 21 427 22 86
Fax. (+351) 21 427  22 01
www.editorial-caminho.pt 

 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,469,860