"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"DA OLIVEIRA AO AZEITE"

O Museu Municipal de Aljustrel prepara a cada ano, um projecto educativo a pensar nos mais novos. Neste ano lectivo de 2009/2010 o tema do projecto é “Da oliveira ao azeite”. Este terá como base a exposição temporária, com o mesmo nome.

O Museu Municipal de Aljustrel prepara a cada ano, um projecto educativo a pensar nos mais novos. Neste ano lectivo de 2009/2010 o tema do projecto é “Da oliveira ao azeite”. Este terá como base a exposição temporária, com o mesmo nome.

Esta mostra pretende mostrar aos alunos das escolas do concelho, mas também ao público em geral, as tradições locais e regionais e ainda renovar o conhecimento sobre a tradição do azeite. Assim, com base neste propósito também estão agendadas, entre os dias 10 e 20 de Novembro, visitas guiadas ao Lagar de Ervidel no âmbito do referido projecto. Esta actividade, sujeita a inscrições, é dirigida às escolas do 1º ciclo do Ensino Básico.

Ainda durante o mês de Novembro, de 23 a 27, realiza-se no Museu Municipal a Semana da Ciência e Tecnologia. As escolas dispõem de actividades específicas sobre o trabalho de um laboratório de restauro arqueológico, onde será possível aos participantes realizar uma visita orientada por técnicos e restaurar algumas peças.

Como já foi referido o principal objectivo do projecto é mostrar o percurso deste produto tão precioso ao longo da história, os benefícios para a saúde, a sua utilização na cozinha, o processo de produção tradicional, desde a apanha da azeitona até a chegada ao consumidor e o seu papel na nossa alimentação. Esta partilha de conhecimentos será feita através de painéis informativos, utensílios antigos, vídeos e material informativo.

 

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Margarida Campelo no Auditório de Espinho

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto de Margarida Campelo no Auditório de Espinho, dia 15 de março (sábado) às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Passatempo

Tudo Acontece em Paris

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia de uma deliciosa comédia de humor negro que oferece uma nova e comovente visão de Paris. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados! 

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "João Cabral Encena Otelo"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para o espetáculo, de autoria de Fabrice Melquiot, a partir de William Shakespeare, e com encenação de Georges Guerreiro.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Passatempo

Lusitânia Comedy Club

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "Lusitânia Comedy Club". Uma viagem hilariante pela História de Portugal, onde o passado nunca foi tão irreverente.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
104,264,812