Notícias
"UAAUU" CHEGA AO NORTE
A Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal lança em Dezembro a “UAAUU” – uma caixa de experiências que se caracteriza pela centralização de ofertas turísticas, culturais e de lazer a norte do país.
A Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal lança em Dezembro a “UAAUU” – uma caixa de experiências que se caracteriza pela centralização de ofertas turísticas, culturais e de lazer a norte do país. Será a primeira vez que uma entidade pública de turismo colocará à disposição do consumidor os seus produtos para directa aquisição.
A “UAAUU” disponibiliza três dos seus produtos estratégicos – Natureza, Gastronomia e Vinhos e Bem-estar – reunidas numa “Caixa de Experiências” que chegará facilmente ao consumidor. A ‘Box’, com mais de 100 hotéis, poderá ser adquiridas em centros comerciais, agências de viagens, internet e lojas de presentes.
Os produtos turísticos oferecidos – Natureza, Gastronomia & Vinhos e Saúde & Bem-Estar – estão alinhados com os dez produtos turísticos estratégicos definidos no PENT (Plano Estratégico Nacional de Turismo) lançado em 2006, e mais concretamente com os nove em que a região aposta.
Oferecer experiências inovadoras
As vantagens do “UAAUU” para o consumidor são claras: facilidade no acesso a destinos de excelência; garantia de qualidade e segurança; melhor preço com mais qualidade; flexibilidade na marcação da data e no meio de transporte. Cada caixa de experiencias contém guias da Região Norte Portugal de escolha dos hotéis, e cheques-prenda.
De acordo com o Presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Dr. Melchior Moreira, este produto “só é possível porque não temos qualquer dúvida da excelência dos produtos da região Norte. Este é um passo para colocar a Região de Turismo do Norte no patamar onde realmente pertence: ser o terceiro destino turístico do país. O lançamento do “UAAUU” não é mais do que uma tomada de consciência dos empresários e agentes de Turismo do Norte das potencialidades da região. Mais. Este é o caminho a seguir: a Inovação. Ou seja, posicionamento TOP pelo caminho da diferenciação. Acreditamos que todo o turista que visita a Região, supera sempre as suas expectativas”.
Região Norte em crescimento
Em relação ao primeiro trimestre de 2008, a Região Norte teve um crescimento de 10,8% nas dormidas e 2,9% nos hóspedes, acompanhadas também por um aumento de 24% no Aeroporto do Porto face a igual período homólogo em 2007.
Relativamente a dormidas totais no Norte de Portugal por estabelecimento hoteleiro, os hotéis representam 65,64%, seguidos pelas pensões com uma taxa de 21,78%. A taxa de sazonalidade nas dormidas foi em 2007 de 34,67%, com um índice de amplitude sazonal de 1,78. No que diz respeito à Receita por Apartamento Disponível (RevPAR), a média diária foi de 35,6 euros, ligeiramente superior a 2006, em que a média foi cerca de 34,1 euros. Em termos de proveitos por trabalhador (média mensal), verificou-se igualmente uma evolução: de 2877,2 euros em 2006 passou para 3160,3 euros em 2007.
Para o 1º trimestre de 2008, o RevPAR fixou-se nos 16,9 euros, uma ligeira descida em relação aos 17,5 euros registados no período homólogo de 2007. Descida também verificada nos proveitos por trabalhador para o 1º trimestre de 2008 em relação ao mesmo período do ano de 2007, passando de 2113,9 euros para 2050,2 euros