"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

COLECÇÃO DE PUZZLES REVELA PATRIMÓNIO

Entrega de prémios do concurso de desenho e apresentação da Colecção de Puzzles "Lugares e Datas com Estórias - Património construído das 4 Cidades" editada no âmbito do Projecto Educativo "À Descoberta das 4 Cidades", que se realizou no passado dia 2 de Novembro, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Marinha Grande.



Entrega de prémios
COLECÇÃO DE PUZZLES REVELA PATRIMÓNIO

A Câmara Municipal da Marinha Grande e as Escolas EB1 da Praia da Vieira e da Várzea procederam à entrega de prémios do concurso de desenho e apresentação da Colecção de Puzzles "Lugares e Datas com Estórias - Património construído das 4 Cidades" editada no âmbito do Projecto Educativo "À Descoberta das 4 Cidades", que se realizou no passado dia 2 de Novembro, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Marinha Grande.

A sessão contou com a presença do Vereador da Educação da Câmara Municipal, João Marques Pedrosa; do Director do Agrupamento de Escolas Guilherme Stephens, Mário Alexandre Marques; e da Directora do Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria, Lígia Pedrosa.

Perante uma plateia lotada, de crianças, pais e professores de ambas as escolas, procedeu-se à entrega de uma máquina fotográfica digital às duas crianças vencedoras do concurso "Lugares e Datas com Estórias - Património construído das 4 Cidades", pela mão do Vereador da Educação, João Marques Pedrosa.

Da Escola da Praia da Vieira, freguesia de Vieira de Leiria, foi galardoada a aluna Maria Goulart Pedrosa, com o desenho "Monumento ao Pescador", que retrata o monumento localizado na Praia da Vieira, constituído por um barco "meia lua" em homenagem aos que dedicaram a vida à faina da pesca. Tem inscrição do poeta Loureiro Botas: "Partiu no meu barco novo, que era o mais forte e veloz, não escutou a voz do povo, nem dos pais ouviu a voz".

Recordam-se assim os homens que se lançavam ao mar embravecido, em grandes barcos em forma de meia-lua, para horas depois com a ajuda de uma junta de bois, arrastarem para terra as redes cheias de peixe.

Da Escola da Várzea, freguesia da Marinha Grande, foi distinguida a aluna Beatriz Elisa Pereira Baptista, pelo desenho "Museu do vidro da Marinha Grande", localizado no antigo Palácio Stephens, construído na segunda metade do século XVIII, no estilo Neoclássico. Foi residência do industrial inglês Guilherme Stephens que impulsionou a indústria vidreira na Marinha Grande. Após uma cuidada remodelação, abre as portas como Museu do Vidro a 13 de Dezembro de 1998. Possui um vasto espólio de peças ligadas à indústria vidreira. Está classificado como imóvel de interesse público.

Estes dois desenhos vencedores do concurso ficam perpetuados na Colecção de Puzzles "Lugares e Datas com estórias - Património construído das 4 cidades", que ontem foi também apresentada e distribuída às escolas participantes no projecto.

Quatro concelhos geminados em puzzle

No âmbito do concurso de desenho "Lugares e Datas com Estórias - Património construído das 4 Cidades", alunos e professores percorreram lugares, visitaram e fotografaram monumentos, fizeram pesquisas sobre a sua localidade, mas também sobre o seu concelho, para depois, em cada escola, construírem, textos e desenhos sobre a história destas cidades.

Foi uma actividade minuciosa, onde a vertente de investigação esteve presente nas duas centenas e meia de trabalhos produzidos, e que depois de uma criteriosa selecção deu origem a uma colecção de oito puzzles, dois de cada cidade.

A reunião do Júri para apreciação dos trabalhos apresentados decorreu em Vila Real de Santo António, no dia 12 de Maio de 2009. Conforme definido em regulamento o júri foi constituído pelo coordenador do projecto Professor Joaquim Gouveia e técnicas representantes das câmaras de Fundão, Marinha Grande, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António.

Dos 227 trabalhos apresentados a concurso pelas escolas envolvidas no projecto (53 do Fundão, 99 da Marinha Grande, 38 de Montemor-o-Novo e 37 de Vila Real de Santo António) foram seleccionados 8 desenhos, dois por cada concelho.

É de salientar o elevado número de trabalhos produzidos, para além da qualidade dos mesmos. Estes dois indicadores são reveladores do forte empenho dos professores das respectivas turmas, pais, agrupamentos e comunidade educativa em geral.

Para além dos critérios definidos em Regulamento (representatividade do elemento na história do concelho; originalidade e criatividade; fidelidade ao tema; e nota informativa complementar), procurou-se que os trabalhos seleccionados fossem representativos de todas as escolas participantes.

De acordo com a calendarização desta acção educativa, no âmbito do projecto "À Descoberta das 4 Cidades" aprovada em reuniões anteriores, os trabalhos produzidos, deram origem à colecção agora apresentada e que será distribuída pelas escolas do 1º ciclo do concelho da Marinha Grande, no presente ano lectivo 2009/2010.

 

 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,471,391