"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

PORTIMÃO: MIL LIVROS DO BOOKCROSSING

1000 livros que falavam de história, literatura, banda desenhada, saúde, romances, biografias, ficção, poesia, etc, etc.

MIL LIVROS
(BOOKS, LIVRES, LIBROS, BÜCHER, BOEKEN, BÖCKER)

1000 livros. 1000 livros que falavam de história, literatura, banda desenhada, saúde, romances, biografias, ficção, poesia, etc, etc. Hoje ficou disponível o milésimo livro (“Primeiro as Senhoras”, de Mário Zambujal) na EMARP onde, em Setembro de 2007, foi criada uma Zona Oficial de Bookcrossing (Official BookCrossing Zone). O bookcrossing assenta na ideia de leva, lê e larga, ou seja, pega-se no livro que está disponível, lê-se e deixa-se no mesmo sítio, ou num café ou num banco de jardim, ou num autocarro para que outros o possam levar, ler - e largar outra vez, para que outros o possam levar, ler... e assim sucessivamente.

Tudo isto é feito de forma totalmente gratuita e, como cada um dos livros tem um número único de registo, quem os encontra pode ir à internet (www.bookcrossing.com) ver de onde ele veio, por onde andou e, porque não, deixar a sua opinião. E assim já houve livros que deram notícias: um foi parar a um consultório médico em Barcelona, outro a uma biblioteca de Lisboa, outro ao aeroporto do Funchal, outros aparecem em sítios tão diferentes como Vila Real de Trás-os-Montes, Faro, Évora, Silves... ou na Nova Zelândia.

Os livros disponibilizados pela EMARP têm sido entregues não só pelos nossos clientes (que tomaram contacto com o projecto através do “Ambiente Sentido”, folheto informativo distribuído com a factura ambiental mensal) mas também pelos nossos trabalhadores - e é assim que já foram levados para ser lidos autores tão diversos como Fernando Namora, Enid Blyton, Jorge Amado, Lobsang Rampa, Walt Disney, Eça de Queiroz, Agatha Christie, Ken Follet, Graham Greene, Maria Roma, Aristoteles, J. K. Rowling, Edgar Morin, Paulo Coelho, José Saramago, Sigmund Freud, António Aleixo, Odette de Saint-Maurice - e, como estamos em Portimão e temos muitos clientes estrangeiros, além de livros em português, também há livros noutras línguas, nomeadamente em inglês, francês, espanhol, alemão, holandês e até em sueco.

Portanto, quem gosta de ler pode passar de propósito para levar um dos livros, disponibilizados no lado esquerdo de quem entra no Atendimento da EMARP, todos os dias úteis, das 8h30 às 17h00. Mas também pode vir pagar a água, tratar de assuntos relacionados com saneamento, resíduos e limpeza... e aproveitar para levar um livro! Grátis!

 

 

Agenda
Infantil

Mãos na Massa

LU.CA - Teatro Luís de Camões 21 Jan a 4 Fev 2025

Ver mais eventos
Visitas
101,474,810