Notícias
EXPOSIÇÃO DE FOTÓGRAFOS AFRICANOS EM LISBOA
Banco angolano promove iniciativa inédita que trará a Lisboa os trabalhos de artistas de cinco países africanos. O Planeta Terra e o Desenvolvimento Sustentável servem de mote à exposição, a ter lugar na Cimeira Internacional do Planeta Terra, de 19 a 22 de Novembro.
BESA E WORLD PRESS PHOTO
PROMOVEM EXPOSIÇÃO DE FOTÓGRAFOS AFRICANOS EM LISBOA
Banco angolano promove iniciativa inédita que trará a Lisboa os trabalhos de artistas de cinco países africanos.
O Planeta Terra e o Desenvolvimento Sustentável servem de mote à exposição, a ter lugar na Cimeira Internacional do Planeta Terra, de 19 a 22 de Novembro
Dando seguimento ao seu contributo para a dinamização cultural e artística de Angola, o Banco Espírito Santo Angola (BESA), irá promover uma mostra inédita de cinco fotógrafos africanos na Cimeira Internacional do Planeta Terra, de 19 a 22 de Novembro. Esta é uma parceria BESA/World Press Photo (WPPh), que além da exposição, envolve ainda um Concurso e Workshop de Fotografia dirigidos a artistas angolanos.
Em exposição estarão os trabalhos de fotógrafos oriundos de cinco países africanos – Angola, Gana, Zimbabué, Quénia e Tanzânia - que, durante o mês de Outubro, percorrerão províncias de Angola para retratar temáticas relacionadas com o Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente “águas profundas”, “terra e saúde”, “recursos energéticos”, “solos” e “megacities”.
O BESA irá aproveitar a sua presença na Cimeira Internacional, na sequência da sua distinção como “Banco do Planeta” pela UNESCO, para, através da mostra, dar a conhecer ao mundo os artistas e o legado cultural de Angola e de África e, paralelamente, sensibilizar para a preservação do planeta e dos recursos naturais.
Segundo Álvaro Sobrinho, Presidente do Banco Espírito Santo Angola, “esta iniciativa alia duas das principais prioridades da nossa estratégia e filosofia enquanto empresa: o apoio à arte e à cultura, que temos vindo a dinamizar activa e positivamente através do projecto BESACultura, e o nosso compromisso com as questões que envolvem a preservação do planeta e o seu futuro sustentável. E esta Cimeira, pela sua relevância e missão, constitui a oportunidade de excelência para a exposição.”
A parceria entre o BESA e o WPPh não se encerra na exposição. As entidades têm vindo a colaborar mutuamente em iniciativas que visam promover a fotografia em Angola, nomeadamente a 2ª edição do Concurso BESAfoto e um Workshop de Fotografia, coordenado pelo WPPh. Inseridas no âmbito do projecto BESACultura, criado pelo BESA para promoção da arte e cultura angolanas, as iniciativas visam fomentar o profissionalismo e a partilha de conhecimentos nesta arte, em crescente evolução no país africano.
Para a organização do WPPh, “é com grande honra que participamos nesta notável iniciativa, promovida pelo BESA. Não apenas pelo seu contributo para uma maior compreensão dos problemas sociais, culturais e ambientais do planeta, mas também pela plataforma única que este evento representa para que estes excepcionais artistas africanos partilhem a sua visão com o mundo”.
Sobre o BESA – Banco do Planeta
O BESA – Banco Espírito Santo Angola, S.A. foi formalmente constituído em Agosto de 2001, tendo iniciado a sua operação em 24 de Janeiro de 2002, surgindo na sequência da decisão do Grupo BES de formar um banco de raiz em Angola, suportado pelo conhecimento que adquiriu da economia angolana.
Desde a sua fundação, o BESA tem vindo a ser distinguido por prestigiadas instituições internacionais, tanto pela sua performance financeira como contributo para o desenvolvimento do país. Além da distinção como Banco do Planeta, o BES foi homenageado com a atribuição Best Bank in Angola – 2009 pela revista World Finance, Best Foreign Exchange Bank in Angola 2009 e Best Bank in Angola – 2009, pela revista Global Finance. De ressaltar, ainda, que a revista EMEA Finance atribuiu ao BESA os prémios Best Capital Markets Bank e Best Sustainability Bank in Angola 2009.
Sobre a World Press Photo
A World Press Photo (WPPh) é uma organização independente sem fins lucrativos fundada em 1955, em Amesterdão, Holanda. É mundialmente reconhecida por realizar o mais prestigiado concurso de fotojornalismo do mundo. As fotografias vencedoras são reunidas numa exposição itinerante, que percorre mais de 40 países e é visitada por milhões de pessoas. A cada ano, um livro com todos os premiados é publicado em seis idiomas diferentes.
Dando seguimento à sua missão de estimular a evolução do fotojornalismo e encorajar a partilha de conhecimentos, a WPPh tem vindo, ainda, a promover seminários, workshops e outros projectos educacionais em todo o mundo.