"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

TECELÕES DE HISTÓRIAS

Escrita Criativa, Teatro, Percussão e Construção de Instrumentos, Dança e Movimento, Cinema e Artes Plásticas são as áreas artísticas a explorar com os cerca de 50 alunos envolvidos, já a partir de 14 de Outubro.

 
Novo projecto para a comunidade escolar
Tecelões de Histórias arranca a 14 de Outubro

Tecelões de histórias é o novo projecto do Teatro Viriato dirigido à comunidade escolar. Financiado pela Fundação EDP, no âmbito do programa EDP Solidária em cerca de 85 por cento, tendo sido atribuídos 35 mil euros, o projecto (estimado em perto de 42 mil euros) destina-se aos alunos das turmas de Percursos Curriculares Alternativos (PCA) das escolas básicas do 2º e 3º ciclo Grão Vasco e Infante D. Henrique, do 1º e 2º ciclo João de Barros e Escola Secundária Viriato.

Escrita Criativa, Teatro, Percussão e Construção de Instrumentos, Dança e Movimento, Cinema e Artes Plásticas são as áreas artísticas a explorar com os cerca de 50 alunos envolvidos, já a partir de 14 de Outubro.

Fernando Giestas (Escrita Criativa), Sónia Barbosa (Teatro), Associação Os Filhos de Lumière (Cinema), Drumming, Grupo de Percussão (Percussão e Construção de Instrumentos), Margarida Mestre (Dança e Movimento) e Kevin Plumb (Artes Plásticas) compõem a equipa artística, que deverá conhecer os participantes no dia 13 de Outubro. As áreas de Escrita Criativa e Artes Plásticas serão trabalhadas com todos os alunos que integram este projecto. Quanto ao Teatro será trabalhado apenas com uma turma do 6º ano da Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Infante D. Henrique (10 alunos); o Cinema com uma turma do 6º ano da Escola Básica do 2º e 3º ciclos Grão Vasco (10 alunos), a Percussão e Construção de Instrumentos com 2 turmas do 9º ano da Escola Secundária Viriato (20 alunos), a Dança e o Movimento com uma turma do 5º ano da Escola Básica 1º e 2º ciclos João de Barros (9 alunos).

Tecelões de Histórias vai decorrer até Maio de 2010 e culmina com uma apresentação final. Tem como objectivo central contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos jovens que frequentam estas turmas e minimizar o risco de exclusão social. Os objectivos gerais passam por: desenvolver capacidades expressivas e criativas; desenvolver a maturidade intelectual e emocional; desenvolver a autoconfiança e a autonomia pessoal e social; sensibilizar para as várias expressões artísticas, no âmbito das artes plásticas, da escrita, do cinema e das artes do palco; compreender e explorar o processo criativo relacionando diferentes metodologias e construir em conjunto um trabalho final, que articule as diferentes expressões artísticas.

Pretende-se que, através da arte, da experiência proporcionada pelo processo criativo em várias expressões artísticas, se contribua para a valorização pessoal do aluno através do desenvolvimento intelectual e emocional e se estimulem competências críticas, criativas e expressivas – geradoras de comportamentos em harmonia com o desenvolvimento do indivíduo na vida social.

Tecelões de Histórias desenvolve-se no âmbito do Sentido Criativo – nome dado ao Serviço Educativo do Teatro Viriato, desde 2007 – que tem por finalidade a criação de novas fórmulas de relação evento/público, através de estratégias lúdico-pedagógicas de abordagem às artes performativas. Visa ainda sensibilizar e formar públicos de idades, vivências e interesses diversificados. Nos últimos anos, a aposta do Teatro Viriato na aproximação a públicos mais jovens tem-se intensificado. Além da programação dentro de portas e da criação de um preço especial para jovens até aos 25 anos, tem sido recorrente a promoção de vários projectos de criação artística, como Projecto 3008 (2008)e Mitodópolus (2009), que aliaram de forma exemplar educação e cultura, assim como a promoção de projectos dirigidos a jovens interessados em explorar competências na área do Teatro, como o PANOS – Palcos Novos, Palavras Novas, promovido pela Culturgest e no qual o Teatro Viriato participa desde a 1ª edição, e, que só no ano passado recebeu cerca de 50 inscrições. Mais do que a conquista de novos públicos, estas experiências têm-se revelado processos de aprendizagem extraordinários para artistas e participantes, que geram memória e rasto cultural. Este é também o objectivo maior de Tecelões de Histórias.

 

Agenda
Infantil

Mãos na Massa

LU.CA - Teatro Luís de Camões 21 Jan a 4 Fev 2025

Ver mais eventos
Visitas
101,475,232