Notícias
ESCOLA PROFISSIONAL DE MÚSICA DE PONTA DELGADA
A Câmara Municipal está a trabalhar com vários parceiros do concelho no sentido de criar a Escola Profissional de Música de Ponta Delgada. O projecto está a ser estudado de forma a que possa ser candidatado a fundos comunitários disponíveis para o efeito no novo Quadro Comunitário de Apoio.
A Câmara Municipal está a trabalhar com vários parceiros do concelho no sentido de criar a Escola Profissional de Música de Ponta Delgada. O projecto está a ser estudado de forma a que possa ser candidatado a fundos comunitários disponíveis para o efeito no novo Quadro Comunitário de Apoio.
O anúncio foi feito pela Presidente da autarquia, Berta Cabral, após a assinatura de 36 protocolos com outras tantas associações culturais do concelho de Ponta Delgada.
Segundo a Presidente da Câmara, o concelho de Ponta Delgada já tem uma dimensão assinalável na área da música e, por isso, mesmo já merece uma Escola Profissional de Música.
No entender de Berta Cabral, é preciso formar as muitas pessoas, sobretudo os jovens, que se encontram actualmente nas inúmeras associações musicais do concelho de Ponta Delgada e muitos outros que queiram enveredar por este caminho. Até porque, adiantou, “a Câmara de Ponta Delgada sempre apoiou, e vai continuar a apoiar, a cultura em termos financeiros, mas é necessário apoiar também a formação dos jovens, porque estes têm que ter actividades saudáveis para prevenir comportamentos de risco e, desta forma, ajudar Ponta Delgada a ser cada vez mais uma cidade saudável”.
Berta Cabral referiu, por outro lado, que, depois da obra emblemática do Coliseu Micaelense e da criação do Centro Municipal de Cultura, o próximo passo da autarquia na área da cultura será a construção do Museu de Arte Contemporânea de Ponta Delgada.
“Queremos dar mais um passo em frente e construir o Museu de Arte Contemporânea de Ponta Delgada, porque uma cidade do século XXI como é a nossa já merece um espaço próprio para os trabalhos dos nossos artistas contemporâneos, dos quais já possuímos um espólio significativo” - disse Berta Cabral, anunciando que esta obra, cujo concurso para o respectivo projecto será lançado em 2010, será um marco histórico e cultural de Ponta Delgada.
Quanto aos apoios hoje disponibilizados pela autarquia, no valor global de 90 mil euros, constituem a última tranche dos 140 mil euros que a autarquia disponibilizou no âmbito do Plano Municipal de Apoio Financeiro à Cultura 2009.
Os primeiros apoios foram atribuídos em Julho e destinaram-se ao folclore e às filarmónicas (21.200 e 27.300 euros, respectivamente), sendo estes últimos para associações de música coral (23.500 euros), teatro (16.400 euros), música popular (15.200 euros), estudantes (7.800 euros), tunas académicas (7.000 euros) e outras associações culturais (12.000 euros).
Os protocolos agora assinados abrangem seis grupos corais, sete grupos de teatro, seis grupos de música tradicional, uma associação de jazz, cinco associações de estudantes do ensino secundário e universitário, três tunas académicas e oito associações culturais.
De referir que ainda estão em fase de atribuição os apoios à organização das Semanas Culturais das freguesias do concelho, que somam 38.400 euros. Além disso, a autarquia apoia permanentemente, através do ANIMA e dos Serviço de Apoio Logístico à Cultura, todas as iniciativas que se realizam por todo o concelho.
Berta Cabral referiu que o Plano Municipal de Apoio à Cultura é uma forma da autarquia auxiliar directamente os agentes culturais na aquisição de material e melhoria ou reparação de instalações, sendo, ao mesmo tempo, um meio de fomentar a cultura, apoiar os talentos regionais e apoiar a participação cívica das pessoas.
Este ano, e até ao momento, a Câmara de Ponta Delgada apoiou mais de seis dezenas de entidades e associações ligadas à cultura, um pouco por todo o concelho.